Boschetti, Vania ReginaRennó, Cláudia Martins RibeiroRennó, Cláudia Martins Ribeiro2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/450Essa dissertação de mestrado tem como objetivos analisar os mecanismos disciplinares em seus diferentes componentes (vigilância, distribuição dos espaços; estrutura da sala de aula; controle do tempo; interdição dos espaços e o controle do ir e vir; normas e valores relacionados à conduta dos alunos; atuação dos inspetores de alunos e bedéis), identificar sua inserção na escola, sobretudo, no que diz respeito ao limite de sua atuação e arbitrariedade. Tudo isso ao longo de uma trajetória histórica, confirmada ainda nos tempos atuais. O trabalho tem por hipóteses a ideia de que, em nome da formação e da segurança, se exerce um controle e uma sujeição permanente à população escolar frente aos mecanismos disciplinares e de vigilância. E que, a escola em sua trajetória histórica, utiliza de procedimentos disciplinadores afinados aos conceitos de cada época e aos modelos ideais de disciplina e de comportamento. A partir dessas hipóteses o texto procura refletir sobre a necessidade da escola fazer uso de todo um aparato disciplinador em seu cotidiano, e quais são as manifestações mais freqüentes desse aparato. Tem como referencial teórico os escritos de Foucault, enquanto teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar; Bauman, e seus estudos sobre as mudanças de paradigmas sociais da experiência individual humana e sua história; Deleuze, com os conceitos de sociedades de controle; Taborda, e as experiências sobre a educação corporal na escola, e outros, que contribuem significativamente com a pesquisa. Desenvolve como metodologia de pesquisa empírica, as técnicas de entrevista oral e individual realizada com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular de Sorocaba; e a técnica de grupo focal, junto a professores de uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa de campo dão suporte à análise das questões levantadas. Pela trajetória da dissertação constata-se que os recursos disciplinares estão evoluindo em técnicas cada vez mais sutis, tomando o corpo social em sua quase totalidade e generalidade. Conclui-se também que diversos mecanismos disciplinares usados pela escola não estão sendo suficientemente eficazes na questão do cumprimento às regras, pois não impedem as ações que burlam o disciplinamento.This thesis aims to analyze the disciplinary mechanisms on their different components (vigilance, distribution and blocking of the spaces, classroom structure, schedule organization, control of who goes and who comes, rules and values related to the students‟ behavior and the work of the hall inspectors) and, to identify their insertion into the school, mainly, about the bounds of their performance and arbitrariness. All of those, during a historical path still confirmed nowadays. The article suppositions are, that in the name of the formation and the security a permanent control and subjection is used on the school population face to the disciplinary and vigilance mechanisms. It also conjectures that on its historical path the school institution uses disciplinary methods close to the concepts of each time and to the ideal models of discipline and behavior. From these suppositions the article tries to reflect about the need school has of enjoying all the apparatus. It has as theoretical reference the work of Foucault as “kind bodies” theory and the disciplinary society; Bauman and his studies over the social paradigms changes of the individual human experience and its history; Deleuze with his concepts about the societies of control; Taborda and the experiences on body education at school and others that contribute a lot with the research. The article uses as research methodology oral and individual interviews made with principals, teachers, inspectors, parents and students from a private school in Sorocaba; and the Focal group theory with teachers from a public school in a São Paulo countryside city. The procedures of the field research give support to the analysis of the uprising questions. Through this article path we know that the disciplinary resources are evolving to softer ways, taking the social body in almost all of its totality and generality. It also concludes that many disciplinary mechanisms used by the school are not being effective enough about the following the rules issue, because they do not stop the actions that cheat the disciplining process.DisciplinaDisciplina escolarEscolas - Organização e administraçãoProdução de corpos dóceis: uma análise das práticas de disciplinamento e vigilância na escolaDissertação