Reigota, MarcosVendramini, Leni Palmira PiacitelliVendramini, Leni Palmira Piacitelli2023-05-092023-05-091999https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/240Este trabalho visa fazer uma leitura da Escola, na época da 2' ditadura militar (1964/1984), em Sorocaba, Estado de São Paulo, através de depoimentos de pessoas comuns. anônimas. Tecendo os ños da memória e observando experiências relevantes da trajetória das estudantes, isto é, olhando o lado feminino e destacando quais suas observações, sentimentos, reflexões e 0 que restou em suas lembranças, a investigação procura evidenciar o sentido social da vida desses personagens, além de compor diálogos com outras versoes historiográficas de um periodo sombrio da história do Brasil. O enfoque feminino é justificado pelo fato da mulher, nessa época, começar a tomar parte, com um pouco mais de significado, na vida política do país, deixando de ser a parte "frágil" para 0 sair às ruas, reivindicando o direito à democracia, muitas vezes, at pela luta armada. Procura, também. registrar clima do periodo através de músicas, comportamentos e moda, vista como manifestação cultural, e suas possíveis influências nas estudantes sorocabanas. Agregando fragmentos guardados pela memória, este trabalho pretende mostrar como se sentiam as estudantes, num periodo da história do Brasil, em que o medo era a pedra de toque de todas as suas as atitudes. Nessa época, respirava-se a inquietude e era mantido o silêncio. Silêncio diante das injustiças, diante das arbitrariedades manipuladas pela força do autoritarismo, que, definitivamente, negava o espaço necessário para a criatividade de aprender o mundo em que se vivia, fechando os espaços de liberdade.This paper aims at making a reading of School, during the age of the second military dictatorship ( 1964/1984 ), in Sorocaba, São Paulo State, through the statements of ordinary anonymous people. Weaving the threads of memory and observing relevant experiences of the course of the students, that is, looking at the feminine side and bringing out their observations, feelings, reflections and what remained in their memories, the investigation tries to show up the social sense of the life of these characters as well as make up dialogues in different historiographic versions of a dark period of the History of Brazil. The feminine approach is justified by the fact that the woman, in this period, starts to take part, in a bit more meaningful way, in the political life of the country, by no longer being the "fragile" part to go out on the streets, claiming for the right to democracy, many times even through the armed fight. It also tries to record the atmosphere of the period through songs, behaviors and fashion, seen as a cultural demonstration, and its possible influences on the students of Sorocaba. Joining fragments kept by the memory, this paper intends to show how the students used to feel, in a period of the History of Brazil in which fear was the touchstone of all their attitudes. In this period, restlessness used to be felt in the air and silence was kept. Silence towards the injustices and the arbitrariness manipulated by the force of authoritarianism which definitely denied the necessary space for the creativity of learning the world in which they lived, closing the spaces of freedom.Ditadura - Sorocaba (SP)Política e educação - BrasilEstudantes - Sorocaba (SP)Educação - História - Sorocaba (SP)Fios da memória das estudantes sorocabanas durante a ditadura militar: 1964/1984