Barchi, RodrigoZuliani, Agda Cristina FogaçaZuliani, Agda Cristina Fogaça2024-09-062024-09-062024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1648https://doi.org/10.22482/dspace/253Nos últimos anos, as escolas do ensino regular têm enfrentado o desafio da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a necessidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às diversas necessidades desses(as) alunos(as) na Educação Inclusiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas relacionadas às práticas pedagógicas desenvolvidas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como base as teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/Ibict) e defendidas entre os anos de 2012 e 2022. A pergunta central do problema de pesquisa foi: como se configura a produção científica, em nível de teses e dissertações, sobre práticas pedagógicas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental? Para alcançar a finalidade desta investigação, este estudo fundamentou-se nas perspectivas teóricas da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotsky, e da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani. Por enfatizarem a importância das interações sociais e do contexto cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos, essas abordagens foram adotadas visando promover a igualdade educacional. Ademais, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo procedimentos de análise bibliométrica e análise de conteúdo. As categorias e subcategorias seguiram orientações de Bardin (2016). Por meio dessas análises, buscou-se explorar e compreender as tendências e os enfoques presentes nas teses e dissertações relacionadas ao tema, a fim de contribuir para o conhecimento sobre práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos(as) com TEA no contexto da Educação Inclusiva. O mapeamento das produções e categorias de análise proporcionou elaborar um panorama das diversas abordagens utilizadas pelos(as) educadores(as) para atender às particularidades de estudantes com TEA. Os resultados desta pesquisa ressaltaram a importância da abordagem intencional nas práticas pedagógicas, respaldada por conhecimentos teóricos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Além disso, salientaram a necessidade de implementar ações que aprimorem essas práticas, com ênfase na formação continuada de professores(as) e na atualização de estratégias pedagógicas específicas e adequadas. Esses achados não apenas contribuem para uma compreensão aprofundada das práticas inclusivas, mas também servem como fonte de informações para futuros leitores e leitoras interessados nas abordagens pedagógicas voltadas para alunos e alunas com TEA.In recent years, regular schools have faced the challenge of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD), highlighting the need to develop pedagogical practices that meet the diverse needs of these students in Inclusive Education. This research aimed to analyze scientific productions related to pedagogical practices developed for students with ASD attending the early years of elementary education, using as a basis the theses and dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (BDTD/Ibict), defended between the years 2012 and 2022. The central question of the research problem was: how is the scientific production configured, in terms of theses and dissertations, on pedagogical practices for students with ASD attending the early years of elementary education? To achieve the purpose of this investigation, this study was based on the theoretical perspectives of HistoricalCultural Psychology, by Vygotsky, and Historical-Critical Pedagogy, by Saviani. These approaches were adopted because they emphasize the importance of social interactions and cultural context in the learning and development process of individuals, aiming to promote educational equality. Furthermore, a qualitativequantitative approach of the State of Knowledge type was chosen, involving bibliometric analysis and content analysis procedures. The categories and subcategories followed Bardin's guidelines (2016). Through these analyses, we sought to explore and understand the trends and focuses present in the theses and dissertations related to the topic, in order to contribute to the knowledge about pedagogical practices that promote the inclusion and learning of students with ASD in the context of Inclusive Education. Mapping the productions and categories of analysis provided an overview of the various approaches used by educators to meet the particularities of students with ASD. The results of this research highlighted the importance of an intentional approach in pedagogical practices, supported by theoretical knowledge grounded in Historical-Cultural Psychology and HistoricalCritical Pedagogy. Additionally, they emphasized the need to implement actions that improve these practices, with an emphasis on the continuous training of teachers and the updating of specific and adequate pedagogical strategies. These findings not only contribute to a deeper understanding of inclusive practices, but also serve as a source of information for future readers interested in pedagogical approaches focused on students with ASD.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAutismoTranstornos do aspectro autista em criançasEducação inclusivaPráticas pedagógicas para alunos(as) com transtorno do espectro autista nas escolas do ensino fundamental: anos iniciaisDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação