Sandano, WilsonSalerno, Selma Aparecida PintoSalerno, Selma Aparecida Pinto2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1085Este estudo trata da orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sobre o componente curricular ensino religioso e como ocorreu sua Aplicação na Escola Municipal Matheus Maylask”, entre os anos 2021-2022. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Esta é uma pesquisa documental bibliográfica, onde a revisão bibliográfica objetivou a compreensão do percurso legal e escolar traçado pelo Ensino Religioso nos diferentes períodos da História do Brasil: colonial, imperial e republicano. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a concepção e a orientação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. A leitura e estudo da BNCC buscou a compreensão da concepção e orientação deste componente curricular, em específico, na sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. Foram analisados o percurso legal e o atual conjunto de leis vigente que normatizam o ensino religioso escolar. Foram observadas mudanças ocorridas na concepção deste componente curricular na legislação e na sua aplicação escolar à atual concepção adotada pela BNCC. O ensino religioso sofreu mudanças de concepções, passando do confessional, interconfessional ao atual ensino do respeito e acolhimento à pluralidade religiosa do Brasil. A partir do currículo paulista, dos documentos oficiais da Secretaria da Educação de Sorocaba, do Projeto Político Pedagógico e dos registros dos professores, buscou-se compreender a aplicação do ensino religioso na Escola Municipal Matheus Maylasky da Rede de Ensino Municipal de Sorocaba com vistas à observação da atual LDB, que assegura o respeito à diversidade cultural religiosa e veda qualquer forma de proselitismo.This study dealt with the orientation of the National Curricular Common Base – BNCC on the religious teaching curricular componente and its application at the Matheus Maylask Municipal School, between the Years 2021-2022. It is linked to the Research Line History and Historiography oh Education at the University of Sorocaba – UNISO. The general objective of the research was to analyze the conception and orientation of Religious Education in the National Common Curricular Base (BNCC) and its application in the Municipal School Matheus Maylask. The Reading and study of the BNCC sought to understand the design and orientation of this curricular componente, specifically in its application at the Municipal School Matheus Maylask. The legal path and the current set of laws that regulated school religious education were analyzed. Changes were observed in the design of this curricular component in the legislation and in its school application to the current design adopted by the BNCC. It was also observed that religious teaching has undergone changes in conceptions, passing from the confessional, inter-confessional to the current teaching of respect and acceptance of the religious plurality of Brazil. From the São Paulo curriculum. The oficial documents of the Education Department of Sorocaba, the Pedagogical Political Project and the teacher’s records, we sought to understand the application of religious education at the Matheus Maylasky Municipal School of the Sorocaba Municipal Education Network with a view to observation of the current LDB, which ensures respect for religious cultural diversity and prohibits any formo of proselytism. This is a bibliographic documentar research, where the bibliographic review aimed to understand the legal process and school path traced by Religious Education in different periods of the History of Brazil: colonial, imperial and republican.Ensino religiosoBase Nacional Comum CurricularEducação e EstadoEducação de base - CurriculosMulticulturalismoEducação - Sorocaba (SP)O ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky (2021-2022)Dissertação