Cammarano González, Jorge LuísSilva, Sérgio Marcos Rodrigues daSilva, Sérgio Marcos Rodrigues da2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/354Este estudo discute a educação escolar como uma das mediações possíveis para a formação de um ser social na perspectiva de uma individualidade para-si, apontando para essa proposta educativa escolar referenciais teóricos que discutem, numa concepção marxista, consciência histórica, historicidade, cotidiano e prática pedagógica. Seu foco central optou pelo recorte na disciplina de História, por conta de suas implicações na compreensão da realidade pelo ser humano, também ele um ser histórico. E inserido nesse recorte e na perspectiva de uma determinada educação escolar, procurou-se analisar livros de História indicados para o Ensino Médio e a forma de abordagem dada aos eventos históricos ali presentes, a fim de investigar de que maneira essas abordagens possibilitariam as condições necessárias para a suspensão do cotidiano e a consciência de uma generalidade refletida enquanto tarefa de responsabilidade planetária. O objetivo foi investigar pressupostos para uma educação escolar comprometida com a formação de um ser social capaz de objetivar transformações nas estruturas sociais de dominação e alienação, consciente, portanto, de seu pertencimento ao gênero humano.This study discuss about the scholar education and one the possibles mediations to the development of a social being in the perspective of individuality for him/herself, pointing to the scholar education propose, teorics referentials that discurs in a Marxist conception, historic conscience, historicy, everyday e pedagogic practice. Its central focus choose to a cutting in the History’s subject, at own its implications in the reality’s comprehension by the human being and so his/her a historic being. And insert on this cutting and in the perspective of a purposeful scholar education. It was analyzed History’s Books indicated to High School and the approach form given by the historic events there present, so as to investigate the way these approaches enable the necessary conditions to a suspension from the everyday and of a generality reflected conscience while the task of a planetary responsibility. The aim was investigate presuppositions to a scholar education committed to the formation of a social being able to objetivate changes in the social structures of domination and alienation, aware therefore from his/her belonging to the human gender.História - Estudo e ensinoEducação escolarEducação socialPrática de ensinoHistória - Livro didáticoAprender a história, aprender com a históriaDissertação