Losano, Ana LeticiaLeitão, Andréia MarquesLeitão, Andréia Marques2024-09-112024-09-112023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1670https://doi.org/10.22482/dspace/264As políticas para a inclusão da pessoa com deficiência no sistema escolar representam grandes avanços para o sistema educativo brasileiro. Contudo, elas colocam importantes desafios para professores, equipe de diretores, alunos e pais. Nos últimos anos, diversas pesquisas têm sido orientadas a descrever e analisar as múltiplas dificuldades enfrentadas pelos diferentes atores educacionais assim como para documentar práticas pedagógicas bem-sucedidas que favoreçam a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. Nesse quadro, a presente pesquisa busca responder à seguinte pergunta norteadora: o que nos dizem as produções brasileiras dos últimos 10 anos sobre como vem acontecendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi compreender, nas produções cientificas brasileiras dos anos de 2011 a 2021, como vem se desenvolvendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Com essa meta, foram traçados dois objetivos específicos. Em primeiro lugar, identificar, nas produções cientificas, quais práticas pedagógicas são desenvolvidas no cotidiano escolar para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Em segundo lugar, descrever as dificuldades e as potencialidades vivenciadas por professores, alunos com deficiência e pais no processo de inclusão apontadas pela literatura. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelos documentos normativos produzidos na história brasileira que marcaram o estabelecimento da educação inclusiva no Brasil assim como nas conceitualizações da problemática neles contidas, dando destaque para o contraste integração/inclusão. A investigação é do tipo estado da arte visando desenvolver um balanço do conhecimento já produzido na área e evidenciar questões ou temáticas em aberto que demandam novas investigações. Para constituir o corpus da investigação foi utilizado o Portal de Periódicos da CAPES do qual foram selecionados 24 artigos revisados por pares e publicados nos últimos 10 anos que tratavam a temática. Eles foram analisados em termos quantitativos revelando, principalmente: a prevalência de estudos qualitativos focados nos alunos com deficiência e/ou nos docentes, o predomínio de estudos com foco no processo de inclusão de alunos surdos/mudos ou com Transtorno do Espectro Autista e a ausência de pesquisas centradas nos alunos com deficiências físicas, auditivas ou múltiplas. Ademais, foi desenvolvida uma análise qualitativa dos artigos o que permitiu criar cinco categorias em função dos objetivos principais dos trabalhos: atuação do professor e sua atuação em relação à educação inclusiva, experiências dos pais de alunos com deficiência, o currículo na perspectiva inclusiva, experiências de inclusão bem-sucedidas de inclusão e desafios para a educação inclusiva. A pesquisa revelou que muitas práticas que favorecem a inclusão estão apoiadas no trabalho desenvolvido em equipes dos quais participam diversos profissionais ou no estabelecimento de parcerias entre escola e família. Assim, o estudo mostra que a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular não pode ser assumida de maneira individual. Ela requer a colaboração dos distintos atores envolvidos e o estabelecimento de políticas públicas que garantam a formação docente e os recursos necessários.The policies for the inclusion of people with disabilities in the school system represent great advances for the Brazilian educational system. However, they pose important challenges for teachers, principals, students, and parents. In recent years, several studies have been conducted to describe and analyze the multiple difficulties faced by different educational actors, as well as to document successful pedagogical practices that favor the inclusion of people with disabilities in regular education. In this context, this research seeks to answer the following guiding question: what do the Brazilian productions of the last 10 years tell us about how the process of inclusion of people with disabilities in regular classes in regular schools of Basic Education has been happening? Thus the overall goal of this research was to understand, in Brazilian scientific productions from 2011 to 2021 how the process of inclusion of people with disabilities in regular classes in regular schools of Basic Education has been developing. With this goal, two specific objectives were outlined. Firstly, to identify, in the scientific productions, which pedagogical practices are developed in everyday school life to favor the inclusion of people with disabilities in regular classes in regular schools of Basic Education. Secondly, to describe the difficulties and potentialities experienced by teachers, students with disabilities and parents in the inclusion process as pointed out by the literature. The research is based theoretically on the normative documents produced in Brazilian history that marked the establishment of inclusive education in Brazil, as well as on the conceptualizations of the problem contained therein, highlighting the integration/inclusion contrast. The research is of the state of the art type, aiming to develop a balance of the knowledge already produced in the area and to highlight issues or open themes that demand new investigations. To constitute the corpus of the research, the CAPES Periodical Portal was used, from which 24 peer-reviewed articles published in the last 10 years that dealt with the theme were selected. They were analyzed in quantitative terms revealing, mainly: the prevalence of qualitative studies focused on students with disabilities and/or teachers, the predominance of studies focused on the inclusion process of deaf/mute students or students with Autistic Spectrum Disorder and the absence of research focused on students with physical, hearing or multiple disabilities. Furthermore, a qualitative analysis of the articles was developed, which allowed the creation of five categories according to the main objectives of the papers: the teacher's performance and his/her performance regarding inclusive education, the experiences of parents of students with disabilities, the curriculum from an inclusive perspective, successful experiences of inclusion, and challenges for inclusive education. The research revealed that many practices that favor inclusion are supported by work developed in teams in which several professionals participate, or by the establishment of partnerships between school and family. Thus the study shows that the inclusion of people with disabilities in regular education cannot be assumed in an individual way. It requires the collaboration of the different actors involved and the establishment of public policies that guarantee teacher training and the necessary resources.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInclusão escolarPrática de ensinoEducação inclusiva - BrasilO processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: o que nos dizem as pesquisas brasileiras?DissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação