Grohs, Ana Cristina da Costa PilettiSilva, Ariadne Francischinelli Corrêa daSilva, Ariadne Francischinelli Corrêa daFornaciari, Giovanna Bronzato GalhardoFornaciari, Giovanna Bronzato GalhardoSantos, Josué de OliveiraSantos, Josué de OliveiraAntoniali, Katieli PetenonAntoniali, Katieli PetenonOliveira, Tauane Júlia Bueno deOliveira, Tauane Júlia Bueno de2023-06-012023-06-012022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1120O presente trabalho apresenta as etapas de desenvolvimento do Projeto Experimental de Relações Públicas para o Centro Cultural JF Estúdio Musical, tendo como principal objetivo de entender as necessidades mercadológicas, internas e institucionais para assim propor um Plano de Relações Públicas. O projeto teve início por meio de um briefing com a organização-cliente identificando a necessidade de alinhar a sua identidade institucional. Na sequência, por meio da metodologia de Matrat trazida por Simões (1995), constatou-se que os principais públicos a serem trabalhados são os de opinião, ou seja, influenciadores, universidades e meios de comunicação, ressaltando a necessidade de reforçar a imagem da empresa. Em seguida, por meio de estudos do setor e da concorrência verificou-se que oferecer um estúdio musical pode ser um diferencial para o Centro Cultural JF. Por meio de duas pesquisas de opinião, uma com o público geral de Sorocaba e cidades circunvizinhas e outra com os clientes do Centro Cultural JF, constatou-se que 80% da população visita espaços culturais, porém desconhecem a organização-cliente. Além disso, 62% conheceram o Centro Cultural JF por meio de indicação de amigos e a maioria gostaria que a organização realizasse mais eventos. Com isso, conclui-se que ações de relações públicas são necessárias para alinhamento da identidade e fortalecimento da imagem da organização-cliente perante seus públicos. Com isso foram propostos três programas de Relações Públicas para a organização cliente, sendo o primeiro o Programa RePense com o objetivo de revisar os elementos gráficos que representam o Centro Cultural JF, zelando pela coerência mesmo diante de eventos atípicos, o segundo o Programa ReIntegre, que visa a preservação da organização cliente nos meios on-line, e o terceiro o Programa ReInvente, que estimula uma nova forma do Centro Cultural JF se relacionar com o público externo. Por fim, conclui-se que o plano de Relações Públicas contribuirá para o fortalecimento da cultura no município de Sorocaba, assim como o aumento da visibilidade e reconhecimento do centro cultural diante dos seus públicos de interesse.This work presents the development stages of an experimental Public Relations project to the “Centro Cultural JF Estúdio Musical” with the main objective of understanding the market, as well as internal and institutional needs in order to propose a Public Relations Plan. The project started with a briefing with the client organization, identifying the need to align its institutional identity. Subsequently, through the Matrat methodology brought by Simões (1995), it was found that the main audiences to be worked with are those with impactful opinions, that is, influencers, universities and the media, which emphasizes the need to reinforce the image of the company. Then, through studies of the sector and competition, it was found that offering a music studio can be a differential for Centro Cultural JF. Through two opinion polls, one with the general public of Sorocaba and surrounding cities, and another with the customers of the JF Cultural Center, it was found that 80% of the population visits cultural spaces but are unaware of the client organization. In addition, 62% found out about Centro Cultural JF through referrals from friends, with most wanting the organization to hold more events. With this, it is concluded that public relation actions are necessary to align the identity and strengthen the image of the client organization before its audiences. With this, three Public Relations programs were proposed for the client organization, the first being the RePense Program with the objective of reviewing the graphic elements that represent the JF Cultural Center, ensuring coherence even in the face of atypical events. The second being the ReIntegre Program, which aims to preserve the client organization in online media. The third is the ReInvente Program, which encourages a new way for the JF Cultural Center to relate to the external public. Finally, it is concluded that the Public Relations plan will contribute to the strengthening of culture in the municipality of Sorocaba, as well as increasing the visibility and recognition of the cultural center before its public of interest.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRelações Públicas - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCProjeto experimental de relações públicas para o Centro Cultural JF Estúdio MusicalMonografia / TCC