Gomes, Luiz FernandoXavier, Silvana Maria GabaldoXavier, Silvana Maria Gabaldo2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/597Este trabalho apresenta uma análise das propostas dos projetos de extensão universitária, da área de Tecnologia e Produção desenvolvidos na Universidade de Sorocaba no período dos anos 2008 a 2012. Trabalhando como Assistente Administrativo da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, faço, há muitos anos, o acompanhamento dos procedimentos de execução dos projetos de extensão, desde sua aprovação até o término de cada um. A ideia desta pesquisa surgiu quando comecei a observar que as justificativas, objetivos e metodologias de cada projeto de extensão da área citada pareciam muito vagas e pouco objetivas e, assim, poderiam comprometer o sucesso e o resultado dos projetos. Assim, comecei a refletir sobre a possibilidade, que agora trago para essa pesquisa como hipótese, que as carências e necessidades do público-alvo desses projetos pareciam não ter sido devidamente apuradas pelos proponentes dos projetos, ou então, que o entendimento sobre as relações entre o desenvolvimento de algumas habilidades no uso do computador, o letramento digital e a inclusão social talvez não estivessem claros para os professores proponentes dos projetos, razão pela qual haveria certa vagueza nas propostas. Partindo dessa hipótese desenvolvi a presente pesquisa, onde procuro identificar as visões de letramento e inclusão social subjacentes aos projetos. Por haver um lapso de tempo entre a realização dos projetos e esta pesquisa, optei realizar uma análise discursiva dos projetos, e não realizar um trabalho de pesquisa de campo junto às comunidades a quem os projetos se dirigiam. Assim, trago para discussão os conceitos de comunidade, inclusão digital, inclusão social, letramento e letramento digital. Foram analisadas, portanto, todas as propostas de projetos de extensão desenvolvidos nos últimos 5 anos. Foi possível verificar que a visões de letramento da maioria dos projetos realmente associava diretamente as habilidades no uso do computador com a inclusão social e que esta se confundia, em quase todos os casos, com a simples inserção no mundo do trabalho. Essas concepções além de simplificarem as questões sociais que envolvem as relações entre tecnologia, bem-estar social e trabalho, contrariam o próprio conceito de extensão e a missão da universidade. Ao final, faço algumas reflexões que podem auxiliar numa possível revisão das políticas de extensão na universidade.This paper presents an analysis of the university extension projects proposals developed in the areas of Production and Technology at the University of Sorocaba in the years 2008 to 2012. Working as an Administrative Assistant of the Institution Academic Dean's Office during many years, I have been monitoring the implementation procedures of extension projects from its approval up to the end of each one. The idea of this research came when I started to notice that the justifications, objectives and methodologies of each extension project of the mentioned areas seemed very vague and little objective and thus could compromise the success and results of the projects. Thus, I began to reflect on the possibility, that now I bring to this research hypothesis, that the shortcomings and the needs of the target audience of these projects seemed to have not been properly cleared by the projects proponents, or perhaps that the understanding of the relation between the development of some skills in computer use, digital literacy and social inclusion might not have been clear to the professors that proposed the projects, reason why there was some vagueness in the proposals. From this hypothesis I have developed this research, where I try to identify views of social inclusion and literacy underlied to the projects. Due to a lapse of time between the completion of projects and this research I chose to perform a discursive analysis of the projects, and not to carry out a field research with the communities to whom the projects were for. Thus, I bring to discussion the concepts of community, digital inclusion, social inclusion, literacy and digital literacy. Therefore it has been examined all proposals of extension projects developed in the last five years. It was possible to see that the literacy views of the majority of the projects really associated directly the skills of computer use with social inclusion and that in almost all cases it got confused with the simple insertion into the labor world. These conceptions besides simplifying social issues that involve the relations between technology, social welfare and work, contradict the extension concept and the University Mission. In the end, I make some reflections that may be helpful in a possible revision of the University extension policies.Extensão universitáriaEnsino superiorInclusão digitalLetramentoVisões de letramento digital em projetos de extensão universitária: inclusão e inserção socialDissertação