Santos, Tarcyanie CajueiroTrombini, ValdineiTrombini, Valdinei2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/625O objetivo geral desta dissertação é a análise das narrativas feitas pelos Peregrinos sobre o Caminho de Santiago de Compostela. O objetivo central é descrever como esses peregrinos constroem as suas narrativas e identidades no mundo atual, tendo em vista a relação com a questão comunicacional. Parte-se do pressuposto de que o Caminho, para a maioria dos peregrinos, apoia-se na busca do autoconhecimento. A fundamentação teórica se dá a partir da discussão elencada por Stuart Hall sobre o conceito de identidade e no conceito de reflexibilidade trabalhado por Anthony Giddens e também sobre as narrativas de Walter Benjamin. Sandra de Sá Carneiro é outra autora sobre a qual este trabalho se fundamenta. Sua interpretação da peregrinação é de um fenômeno no qual, ao mesmo tempo em que se sustenta numa tradição de longa duração, assume um caráter atual – “novo”. E através dos vários tipos de apropriações e (re) significações que os agentes e agências envolvidas no fenômeno da peregrinação a Santiago de Compostela dão às suas ações, performances e usos, assim como atribuições (e disputas) de sentidos em torno das narrativas referentes ao Caminho e à peregrinação. Com a finalidade de compreender as diversas dimensões que envolvem esta peregrinação na sociedade contemporânea, realizamos a pesquisa utilizando o método qualitativo, buscando destacar os sentidos das narrativas dos peregrinos. Também foi realizada uma pesquisa quantitativa visando traçar um perfil dos peregrinos através de dados estatísticos obtidos nas entrevistas antes do recebimento da Compostela. Além disso, lançamos mão de pesquisas em sites de associações, comunidades de peregrinos e relatos de peregrinos. Utilizamos análise das narrativas como metodologia para a compreensão das narrativas feitas pelos peregrinos e disponibilizadas por eles nos sites das associações. Concluímos que a necessidade de narrar o que se vivenciou no Caminho para muitos peregrinos, relaciona-se com a busca de um sentido para o seu autoconhecimento, que não apenas é experimentado e vivido através da peregrinação, mas também relatado em narrativas que conferem um ordenamento reflexivo ao indivíduo.The overall objective of this thesis is the analysis of the narratives made by the Pilgrims about the Way of St. James. The central aim of this thesis is to describe how these pilgrims construct their narratives and identities in the world today, in view of the relation with the issue of communication. This is on the assumption that the path for most pilgrims, relies on self-seeking. The theoretical starts from the discussion made by Stuart Hall on the concept of identity and reflexivity worked by Anthony Giddens. Sandra de Sá Carneiro is another author which this work is also based. Her interpretation of the pilgrimage is a phenomenon that, in the same time it rests on a long term tradition, is still taken as current - “new". Through the several types of appropriations and ( re) significations that agents and agencies involved in the phenomenon the pilgrimage to Santiago de Compostela give to their actions , performances and uses and assignments ( and challenge) of directions around the narratives concerning the Way and the pilgrimage. In order to understand the several dimensions involving a pilgrimage in contemporary society, we worked using qualitative methods, with a special emphasis on the meanings that emerge in the narratives of pilgrims. We also performed a quantitative study aimed to profile the pilgrims. Furthermore, we employed research sites of associations, communities of pilgrims and reports of pilgrims. We concluded that the need of relating what is experienced in the way many pilgrims relates of the search for self-knowledge, that is not only experienced and lived through the pilgrimage, but also reported in narratives that give an ordering reflective to the individual.Comunicação oralPeregrinos e peregrinaçõesCrescimento espiritualA narrativa dos peregrinos a Santiago de Compostela: uma análise comunicacionalDissertação