Nista-Piccolo, Vilma LeníSilva, Yara Machado daSilva, Yara Machado da2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1040O presente trabalho teve a intenção de repensar as práticas pedagógicas do professor de Educação Física com base nos resultados obtidos na dissertação de mestrado: “Um olhar sobre a Inteligência Humana manifestada no cotidiano escolar”, que investigou as concepções de agentes escolares e educandos acerca da Inteligência Humana e as possíveis estimulações dos potenciais dos estudantes, oferecidas nas práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório, envolvendo professores, em sua maioria de Educação Física, atuantes na Educação Básica, baseado em uma proposta de um curso de formação continuada, pautado na Teoria das Inteligências Múltiplas, com o objetivo de compreender as concepções e oferecer aos seus participantes subsídios, por meio de estratégias a serem incorporadas em suas práticas, para quebrar seus paradigmas e voltar seus olhares para os potenciais revelados pelos estudantes. Após o contato com os professores de Educação Física sobre a possibilidade e o interesse em participar do curso e uma palestra de apresentação on-line, divulgada e vinculada em redes sociais abertas a todos os interessados, o curso foi efetivado em sete encontros online, com estudos temáticos e sistematizados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, quando foram fornecidas estratégias e propostas práticas e realizados debates e reflexões sobre a atuação docente e diferentes possibilidades de rotas de acesso ao conhecimento. Essas manifestações foram registradas e transcritas, com as devidas precauções de confidencialidade e conservação para análise. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, investigando aspectos importantes de sua formação e concepções sobre a temática, os registros dos encontros e um questionário final, para verificar possíveis mudanças conceituais. Essas informações foram analisadas em três momentos: indicadores, redução em sinais e interpretação dos indícios, ancorados no método de análise Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). O curso proposto se mostrou eficiente em seus propósitos preestabelecidos, contribuindo com novas concepções acerca da inteligência humana e da ampliação do olhar dos participantes sobre os estudantes. Além disso, deflagrou-se avanços nas práticas pedagógicas descritos pelos professores e uma mudança de paradigma de identidade docente. Os princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas mostraram-se condizentes com os anseios dos agentes escolares em alcançar uma educação com mais equidade e sensibilidade. Recomenda-se que movimentos destinados às reflexões em contexto escolar possam ser aproveitados para cursos como o proposto pela tese.The present doctoral thesis aimed to rethink the pedagogical practices of the Physical Education teacher based on the results obtained in the master's thesis "A look at Human Intelligence manifested in the school routine", which investigated the conceptions of school agents and students regarding Human Intelligence and the possible stimulation of students' potential offered within teaching practices. Therefore, an exploratory qualitative study was carried out, involving teachers, mostly from Physical Education, working in Basic Education, through a proposal for a continuing education course, based on the Theory of Multiple Intelligences, with the aim of understand the conceptions and offering its participants subsidies, through strategies to be incorporated into their practices, to break their paradigms and tune their eyes to the potential revealed in the students. Physical Education teachers were contacted about their possibility to and interest in participating in the course and an online presentation lecture was disseminated and linked on social networks, available to all interested parties. The course was carried out in seven online meetings, with thematic and systematized studies on the Theory of Multiple Intelligences, when strategies and practical proposals were provided and debates and reflections took place on teaching practice and different possibilities of access routes to knowledge. These events were recorded and transcribed, with the necessary confidentiality precautions and maintenance for analysis. Data were collected through an initial questionnaire, investigating important aspects of their formation and conceptions on the subject, records of the meetings, and a final questionnaire, to verify possible conceptual changes. This information was analyzed at three moments: indicators, reduction in signs and interpretation of evidence, and anchored in the method of analysis of the Indiciary Paradigm of Ginzburg (1989). The proposed course was efficient in the pre-established purposes, contributing new conceptions about human intelligence and expanding the perspective of the participants regarding the students, in addition to advances in pedagogical practices described by teachers and a paradigm shift in teacher identity. The principles of the Multiple Intelligences Theory were shown to be consistent with the school agents' desire to achieve an education with more equity and sensitivity. It is recommended that movements aimed at reflections in the school context can be used for courses such as the one proposed by this thesis.Professores de educação física - FormaçãoEducação permanenteEducação física - Estudo e ensinoInteligências multiplasPrática de ensinoA teoria das inteligências múltiplas na educação física: uma proposta de formação continuada para o cotidiano escolarTese