Reigota, MarcosOliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira deOliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira de2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/707O tema das drogas está presente, em nossos dias, em diversos locais e a produção de sentido sobre as drogas marca nossas relações em muitas esferas, dentre estas, a escola tem papel fundamental. Esta tese explora as práticas discursivas sobre drogas por meio das trajetórias e narrativas no/do cotidiano escolar, sob a Perspectiva Ecologista de Educação. O caminho teórico desta pesquisa está pautado nos pensamentos de Michel Foucault e Paulo Freire. Dividida em duas partes, a primeira traça um percurso histórico sobre a questão das drogas, destacando a produção de sentido a partir do início do século XX, com o intuito de estabelecer um solo comum de compreensão que permita operar com os conceitos de estigma, estereótipo e senso comum forjados sobre o tema no decorrer do tempo. Neste sentido, a tese considera a droga como fenômeno plural, cuja manifestação é tecida por uma multidimensionalidade de aspectos visíveis e ambíguos, cujas nuances e sinuosidades não permite um conceito único e universal, exigindo ser abordado na concretude das relações. Na segunda parte, a partir das narrativas recolhidas no campo-tema de pesquisa, configura-se um certo olhar, um modo de compreender o outro que não é neutro, ao contrário, está repleto de preconceitos, julgamentos, sentimentos que são afetados pelas mediações das mídias, das escolas, das famílias, das religiões. Lançando um olhar crítico sobre esse espaço tão multifacetado que é a escola, a tese busca apreender as práticas discursivas sobre drogas no cotidiano escolar a partir das narrativas ficcionais. Esse recurso metodológico propicia que a escrita seja perpassada por pessoas, lugares, acontecimentos enquanto um conjunto de múltiplas fontes que apresentam diferentes versões sobre o tema. Elas são recortes que evidenciam discursos e práticas pedagógicas, ou não, no cotidiano escolar voltados para as drogas (seu uso, sua proibição, sua criminalização) e os usuários. Considera-se que, ao mesmo tempo em que o cotidiano escolar reproduz e ressoa as relações de poder produzidas historicamente pela sociedade, indica, nas relações entre professores, professoras, alunos e alunas, a possibilidade de criação de brechas para a constituição de uma outra prática nas relações educacionais em torno da questão das drogas.The drug subject is present today in various locations and the generation of meaning on drugs marks our relationships in many spheres and among these the school plays a fundamental role. This thesis explores the discursive practices of drugs through the paths and narratives in/from the school routine under the Ecologist Perspective of Education. The theoretical path of this research is guided by the thoughts of Michel Foucault and Paulo Freire. Divided into two parts, the first traces a historical path on the drug issue, highlighting the generation of meaning from the early twentieth century, in order to establish a common ground of understanding that allows to operate with the concepts of stigma, stereotype and common sense forged on the subject over time. In this sense, the thesis considers the drug as a plural phenomenon, whose manifestation is woven by a multidimensionality of visible and ambiguous aspects, whose nuances and meanderings does not allow a single, universal concept, demanding to be addressed in the reality of relations. In the second part, based upon the narratives collected in the research field topic, a certain look is configured, a way of understanding the one who is not neutral, on the contrary, is full of prejudice, judgment, feelings that are affected by mediation by the media, schools, families, religions. Casting a critical look at this multifaceted space that is the school, the thesis attempts to grasp the discursive practices about drugs in school life based on fictional narratives. This methodological approach allows that the writing is permeated by people, locations, and events as a set of multiple sources with different views on the subject. They are clippings that show speeches and teaching practices, or not, in daily school life, addressing drugs (its use, its prohibition, its criminalization) and its users. It is considered that while the school routine generates and resonates power relationships historically produced by society, it generates amongst the relationships between teachers and students the possibility of creating spaces to develop other practices in educational relations surrounding the drugs issue.Educação - Finalidades e objetivosEducação - Aspectos sociaisPrática de ensinoAmbiente escolarDrogasEntre retalhos cotidianos, práticas discursivas e drogas: perspectiva ecologista de educaçãoTese