Silva, Míriam Cristina CarlosSilva, Renata de BritoSilva, Renata de Brito2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1021O ato corriqueiro de lavar louças pode resultar em reflexões e desabafos, e o compartilhamento dessa experiência tende a atrair ouvintes e seguidores. É o que se constatou a partir do contato com um canal no qual pessoas aparecem lavando louça e narrando experiências marcantes de suas vidas. Tal fato gerou a seguinte inquietação, que se configura como questão norteadora desta dissertação: de que forma são compostas as narrativas sobre maternagem no canal Ter.a.pia, tendo-se em vista a relação entre comunicação e afetos? A partir desta pergunta, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral buscar compreender de que forma são compostas as narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia, considerando a relação entre comunicação, narrar de si e afetos. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa parte da análise de narrativas de Cândida Gancho, que identifica especificidades na narrativa, a partir da análise de sua estrutura (personagens, enredo, narrador, tempo e espaço). Em seguida, desenvolve-se a análise dos relatos de afeto, do narrar de si como mediação da experiência, com foco nas narrativas sobre maternagem. Tal escolha se justifica devido a recorrência do tema “maternagem” nos relatos encontrados no canal. Para o desenvolvimento dessas análises, fazemos uso de reflexões amparadas pelo corpo teórico da pesquisa, composto por autores como Walter Benjamin, no que se refere às narrativas midiáticas e mediação da experiência; Baruch Spinoza e Boris Cyrulnik para aprofundar na questão do afeto, bell hooks e Andrea O´Reilly para o desenvolvimento da questão da maternagem e Bahia, para o narrar de si. Com base nesses autores, podemos afirmar que as narrativas de maternagem aqui avaliadas, como veremos adiante, dispõem sobre um modo de organizar o relato de nossas experiências, portanto, tratase de uma forma comunicacional, gerada pelo que experimentamos e nos afetou. A justificativa deste trabalho se ampara na necessidade de se discutir os novos formatos midiáticos, que ainda oferecem espaço para o narrar de si e para a organização da experiência, abordando questões emergentes e atuais, que requerem discussões constantes, tais como as representações sociais dos modelos de maternagem, que auxiliam a pensar sobre traumas, violências, preconceitos e injustiças promovidas pelas desigualdades sociais e perpetuadas pelas narrativas.The usual act of washing dishes can result in reflections and outbursts, and sharing this experience tends to attract listeners and followers. It is what was found from contact with a channel in which people appear washing dishes and narrating remarkable experiences of their lives. This fact generated the following concern, which is configured as the guiding question of this dissertation: how are the narratives about motherhood in the Ter.a.pia channel composed, considering the relationship between communication and affections? Based on this question, the work presented here has the general objective of seeking to understand how the narratives about motherhood in the Ter.a.pia channel are composed, considering the relationship between communication, self-narration and affections. Therefore, the methodology used in the research starts from the analysis of narratives by Cândida Gancho, who identifies specificities in the narrative, from the analysis of its structure (characters, plot, narrator, time and space). Then, the analysis of the reports of affection, of narrating oneself as a mediation of the experience, focusing on the narratives about motherhood, is developed. This choice is justified due to the recurrence of the theme “maternity” in the reports found on the channel. For the development of these analyzes, we make use of reflections supported by the theoretical body of the research, composed of authors such as Walter Benjamin, with regard to media narratives and mediation of experience; Baruch Spinoza and Boris Cyrulnik to deepen the issue of affection, bell hooks and Andrea O'Reilly for the development of the issue of motherhood and Bahia, to narrate themselves. Based on these authors, we can say that the maternity narratives evaluated here, as we will see below, provide for a way to organize the report of our experiences, therefore, it is a communicational way, generated by what we experience and affected us. The justification for this work is based on the need to discuss the new media formats, which still offer space for selfnarration and for the organization of the experience, addressing emerging and current issues, which require constant discussions, such as the social representations of the models maternity, which help to think about traumas, violence, prejudices and injustices promoted by social inequalities and perpetuated by narratives.Comunicação eletrônica - Aspectos sociaisAfeto (Psicologia)Amor maternoNarrativa (Retórica)Comunicação, afetos e narrar de si: análise de narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia no YoutubeDissertação