Santos, Tarcyanie CajueiroFerraz, Walkiria FirmoFerraz, Walkiria Firmo2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/738Esta pesquisa tem como objeto o processo de construção da beleza feminina, no contexto da modernidade tardia e sua ênfase na identidade no discurso das celebridades na Revista Claudia. O objetivo geral é compreender aspectos da relação entre beleza e realização pessoal da mulher contemporânea presentes na publicação e especificamente identificar a representação da beleza feminina e a relação entre beleza e realização pessoal construída pelo discurso da Revista Claudia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico sobre o tema e fundamentação teórica de autores como Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. O corpus da pesquisa é constituído por seis exemplares da Revista Claudia, do período entre os meses de julho a dezembro de 2015. Para realizar este estudo, foi feita a análise de discurso proposta por Rosalind Gill. Foram selecionadas entrevistas com celebridades das capas de cada exemplar estudado. Entre os resultados, observamos que o discurso da revista é construído de forma a criar na leitora uma identificação com a celebridade em destaque. A importância conferida aos cuidados com a beleza e o investimento em suas carreiras funciona como uma espécie de guia para a realização pessoal. A relevância desta pesquisa está na percepção de como a Revista Claudia constrói e comunica a beleza da mulher nos tempos atuais.This work has the target the female beauty growing process in the context of late modernity and its emphasis on identity based on the Claudia Magazine and its celebrities’ discourse. The overall goal of this research is to understand some aspects of the relationship between beauty and personal fulfillment related to contemporary women presented in the Claudia Magazine and specifically identify the female beauty representation and the relationship between beauty and personal fulfillment built by the Claudia Magazine’s discourse. This is a qualitative research literature on the subject with theoretical grounding of some authors as Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. The corpus of this work consists in the analysis of six Claudia Magazine editions during the period of July to December, 2015. The discourse analysis proposed by Rosalind Gill was performed as methodology considering the selected interviews based on the celebrities showed in the covers of each edition studied. Among the results, we could observe that the magazine's discourse is designed to create identification with the featured celebrity in the female reader. The importance given to beauty care and the investment in their careers represent a guide for personal fulfillment. The relevance of this work is the perception of how the Claudia Magazine communicates the women beauty in the current time.ComunicaçãoMulheres - Condições sociaisMulheres - IdentidadeBeleza física (Estética)Periódicos para mulheresBeleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista ClaudiaDissertação