Costa, Thelma Regina da SilvaFiuza, Ana Beatriz PedrosoFiuza, Ana Beatriz PedrosoNoronha, Giovanna da SilvaNoronha, Giovanna da SilvaGamitto, Giovanna MartinsGamitto, Giovanna Martins2023-09-052023-09-052022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1187Introdução: Interação entre criança e meio é essencial para desenvolvimento da linguagem. Escola representa inúmeras oportunidades para construção e ampliação do vocabulário. Medidas sanitárias devido à pandemia Covid-19, como isolamento social, afetou profundamente a população infantil. Por consequência do afastamento da escola, Ministério da Educação autorizou substituição das aulas presenciais por on line. Objetivo: Verificar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças na faixa etária de 48 a 71 meses, privadas do convívio escolar devido à pandemia Covid-19. Metodologia: Participaram 69 crianças, de ambos os sexos, com idade cronológica entre 48 e 71 meses. Após aplicar critérios de inclusão, foram avaliadas 56 crianças, sem queixa de alteração de linguagem, estudantes de escolas pública e privada. Foram aplicados, Teste de Linguagem Infantil ABFW – Vocabulário Parte B, para verificar vocabulário expressivo e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, para averiguar vocabulário receptivo. Foram avaliadas 23 crianças de escola privada, 11 meninas e 12 meninos; e 33 crianças de escola pública, 19 meninas e 14 meninos. A análise estatística foi realizada por profissional capacitado. Resultados: Verificouse desempenho estatisticamente significativo superior em oito dos nove campos conceituais avaliados em vocabulário expressivo. No campo “Locais” o desempenho da amostra foi estatisticamente significante inferior ao esperado para a idade cronológica. A amostra apresentou desempenho dentro da média esperada para vocabulário receptivo. Conclusão: as crianças entre 48 e 71 meses apresentaram, após pandemia Covid-19, vocabulário expressivo abaixo do esperado para idade cronológica no campo conceitual “Locais”, apesar de terem apresentado desempenho em vocabulário receptivo dentro da médiaIntroduction: Interaction between child and environment is essential for language development. School represents numerous opportunities for vocabulary building and expansion. Sanitary measures due to the Covid-19 pandemic, such as social isolation, deeply affected the child population. As a result of the absence from school, the Ministry of Education authorized the replacement of face-to-face classes with online classes. Objective: To verify the receptive and expressive vocabulary of children aged 48 to 71 months, deprived of school life due to the Covid-19 pandemic. Methodology: 69 children participated, of both sexes, with chronological age between 48 and 71 months. After applying inclusion criteria, 56 children were evaluated, with no complaints of language alteration, students from public and private schools. The ABFW Child Language Test – Vocabulary Part B, to verify expressive vocabulary and the Peabody Picture Vocabulary Test, were applied to verify receptive vocabulary. 23 private school children, 11 girls and 12 boys, were evaluated; and 33 public school children, 19 girls and 14 boys. Statistical analysis was performed by a trained professional. Results: There was statistically significant superior performance in eight of the nine conceptual fields evaluated in expressive vocabulary. In the “Locations” field, the performance of the sample was statistically significantly lower than expected for the chronological age. The sample performed within the expected average for receptive vocabulary. Conclusion: children between 48 and 71 months showed, after the Covid-19 pandemic, expressive vocabulary below the expected for chronological age in the conceptual field “Places”, despite having performed in receptive vocabulary within the average.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFonoaudiologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCO impacto da pandemia no desenvolvimento de vocabulário de estudantes de 4 a 5 anosArtigo / TCC