Lima Junior, Haroldo Aleixo deMelo, Atai da SilveiraMelo, Atai da Silveira2025-06-252025-06-252024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1965https://doi.org/10.22482/dspace/430Ao ingressar no curso de matemática, por uma fala do prof. Mestre Coordenador Alvesmar, sobre oficina para alunos portadores de deficiências, ali observando a sua fala sobre a proposta veio o interesse na pesquisa, dentro de uma aula de Psicologia da educação soube um pouco mais sobre esses alunos e a inclusão, ali despertou o interesse pelo aluno TEA, devido à falta de formação e capacitação dos profissionais na área da educação com alunos diagnosticados, o TEA comumente chamado de autismo, segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), refere se a uma série de condições por algum grau de comprometimento na fala, interesses em atividades repetitivas, são únicas, não possui cura, as manifestações são percebidas a partir 0 a 6 anos com limitações especiais e sociais. (Cunha 2015, p 27), Cunha propõe o acolhimento, respeito e diálogo, com intuito de compreender mais sobre o autismo, hipótese acredita-se que através de publicações já existentes, diretrizes e criando um ambiente de acolhimento para esse aluno, materiais que possam motivar ele ao aprendizado, interação social, desenvolvimento das metodologias aplicadas, a inclusão ocorra de forma agradável a todos alunos.When entering the mathematics course, through a speech by Prof. Master Coordinator Alvesmar, about a workshop for students with disabilities, there observing his speech about the proposal, came the interest in the research within an Educational Psychology class, I learned a little more about these students and inclusion, there aroused interest in the ASD student, due to the lack of training and training of professionals in the area of education with diagnosed students, aSD commonly called autism, according to the World, health Organization (WHO), refers to a series of conditions due to some degree of impairment in speech, interests in repetitive activities, are unique, have no cure, the manifestations are perceived from 0 to 6 years old with special and social limitations. (Cunha 2015, p 27),Cunha proposes welcoming, respect and dialogue, in order to understand more about autism,hypothesis it is believed that through existing publications, guidelines and creating a welcoming environment for this student, materials that can motivate him to learning, social interaction, development of applied methodologies, inclusion occurs in a pleasant way for all students.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCTranstorno do espectro autista na educação matemáticaMonografia / TCCCiências Exatas e da Terra::Matemática