Silva, Míriam Cristina CarlosCavassani, Maria FernandaCavassani, Maria Fernanda2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/969Esta pesquisa analisou como as narrativas cinematográficas brasileiras têm se dedicado a retratar a questão do feminino. O objetivo é, portanto, contribuir para a compreensão de especificidades de representações do feminino em filmes dirigidos por Laís Bodanzky (1969). A partir da análise da obra da cineasta brasileira – tendo como recorte os quatro únicos longas-metragens por ela produzidos até aqui, com aprofundamento no filme Como Nossos Pais (2017) –, a pergunta que nos conduziu foi “como o feminino e o poético se expressam nas narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky?”. Para isso, buscou-se identificar os aspectos narrativos, como enredo, personagens, ambiente e narrador, além das características visuais e sonoras do cinema de Laís Bodanzky por meio da análise fílmica, com metodologia pontuada por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, e na análise de narrativa, proposta pela professora Cândida Vilares Gancho. Para tanto, o apoio é de pensadores como Vilém Flusser, sobre comunicação e cultura; Walter Benjamin e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre as narrativas; Octávio Paz e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre narrativas poéticas; Robert Stam e Jacques Aumont, sobre cinema; e gênero a partir das contribuições de Simone de Beauvoir e Judith Butler. Os resultados apontam para narrativas poéticas, alicerçadas em ambientes contemporâneos e familiares, com enredos de conflitos psicológicos, personagens protagonistas que se alternam entre femininos e masculinos, com narradores que oscilam na onisciência entre silenciosos, polifônicos e dialógicos. Além de femininos poéticos, atuais e possíveis.This research sought to analyze how Brazilian cinematographic narratives have been dedicated to portray the issue of the feminine. The objective is, therefore, to contribute to the understanding of the specificities of representations of the feminine in films directed by filmmaker Laís Bodanzky (1969). Based on the analysis of the work of the Brazilian filmmaker, with the clipping of the only four feature films, with depth in the film Como Nosso Pais (2017), the central question is “how the feminine and the poetic are expressed in the cinematic narratives of Laís Bodanzky?”. For this, we sought to identify the narrative aspects, such as plot, characters, environment and narrator, in addition to the visual and sound characteristics of Laís Bodanzky's cinema through film analysis, with methodology punctuated by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété, and in the narrative analysis, proposed by professor Cândida Vilares Gancho. For that, we rely on the thinkers Vilém Flusser, on communication and culture; Walter Benjamin and Míriam Cristina Carlos Silva, on the narratives; Octávio Paz and Míriam Cristina Carlos Silva, on poetic narratives; Robert Stam and Jacques Aumont, on cinema; and, on gender, the contributions of Simone de Beauvoir and Judith Butler. The results point to poetic narratives, based on contemporary and familiar environments, with plots of psychological conflicts, protagonist characters who alternate between male and female, with narrators who oscillate in the omniscience between silent, polyphonic and dialogic. In addition to a poetic feminine, current and possible.Comunicação e culturaMulheres no cinema - BrasilFeminismo - BrasilCinema - BrasilCinema e mulher: os femininos nas composições das narrativas cinematográficas de Laís BodanzkyDissertação