Drigo, Maria OgéciaJara, Daniela AndradeJara, Daniela Andrade2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/693Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção da beleza para o rosto feminino, no contexto da comunicação e da moda. O corpus da pesquisa é constituído pelos rostos das modelos exibidos no desfile “The Horn of Plenty”, de 2009, do estilista Alexander McQueen. Para alcançar o objetivo geral de compreender como se delineia a proposta de beleza vinda da moda para o rosto feminino na contemporaneidade e identificar os produtos da moda como signos; explicitar o rosto humano como objeto semiótico; explicitar aspectos da beleza construídos para o rosto feminino e inventariar o potencial de sentidos dos rostos presentes no desfile, como objetivos específicos, adotamos as seguintes estratégias metodológicas: análise semiótica, na perspectiva peirceana, dos rostos exibidos no desfile – via representações visuais -, bem como reflexões sobre comunicação e moda; sobre a construção da beleza, via representações da arte e de imagens midiáticas e sobre o rosto humano enquanto objeto semiótico. Entre os resultados, vem que o sentido do novo e da renovação, próprios da moda, colabora na construção do que pode ser um novo ideal de beleza para o rosto feminino, uma nova referência visual, que constrói um rosto apto para transfigurar-se, mas também para ser contemplado em sintonia com a roupa e os adereços, como uma unidade, uma paisagem, sem deixar de revelar a sensualidade feminina. A relevância desta pesquisa está na especificidade da metodologia de pesquisa, que se vale de imagens disseminadas pelas mídias para tratar da beleza do rosto feminino, bem como pela possibilidade de exibir aspectos para a beleza do rosto feminino pertinentes à contemporaneidade.This research aims to study the process of construction of the beauty of the feminine face in the context of the communication and the fashion. The corpus of the research has been set up by the faces of the models posed for The Horn of Plenty fashion show, in 2009, of the fashion designer Alexander McQueen. It has been adopted the following methodological strategies in order to achieve the general goal of understanding how to outline the proposal of the beauty which comes from the fashion for the feminine face in the contemporaneity and to identify the fashion products as signs; to make the human face explicit as semiotic object; to make the built aspects of beauty clear for the feminine face and to catalogue the potential of the senses of the faces present in the fashion show: semiotic analysis of Peirce’s semiotics of the faces posed in the fashion show through visual representation, as well as the reflection on communication and fashion; the reflection about the construction of the beauty through the representation of art and of media images and that one about the human face as semiotic object. From the results, the meaning of the new and the renovation inherent in the fashion has contributed to the construction of what may be a new ideal of beauty for the feminine face, a new visual reference that builds a face that may be fit to transfigure itself, but also to be contemplated in line with the clothes and the ornaments as a unity, a landscape, while revealing the female sensuality. The relevance of this research is based on the specificity of the methodology of the research, which has availed the images that are widespread by media to treat the beauty of the feminine face, as well as the possibility of showing aspects for the beauty of this one relevant to the contemporaneity.ComunicaçãoModa - Aspectos sociaisBeleza física (Estética)Beleza feminina (Estética)A beleza do rosto feminino construído pela moda: em cena a coleção "The horn of plenty" de Alexander McQueeenDissertação