Goergen, PedroAguiar, JoãoAguiar, João2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/310A presente pesquisa pressupõe a existência de certo antagonismo entre as lógicas do Estado neoliberal e as lógicas da sociedade civil. Por Estado neoliberal entende-se o Estado minimizado, enxuto, gerenciador e a área da política formal, do público, que deixa de prestar políticas públicas, passando essa tarefa a cargo da sociedade civil em geral. E por sociedade civil entende-se a área do privado, do mercado e de todos os que pagam taxas, tributos e impostos mediante seu trabalho. O fulcro norteador desse trabalho de pesquisa tenta analisar a existência do chamado Terceiro Setor e conclui que as instituições que o formam, atuam concordes às lógicas do Estado neoliberal e que, também, o Programa 100 Analfabetos, da Uniso, participa efetivamente dessa estratégia do neoliberalismo. Assim, no capítulo primeiro, faz-se um percurso informativo sobre a reforma do Estado, a partir da década de 1990 e de suas implicações na educação, concluindo que o Estado, através da reforma, desobriga-se da prestação de políticas públicas, transferindo esse ônus à sociedade civil. Já no capítulo segundo constata-se que as instituições do Terceiro Setor, contraditoriamente ao que se propõem, praticam uma política afinada às lógicas do Estado neoliberal, ou então, constituem-se como o braço forte desse Estado para conseguir coesão e consenso para garantir legitimidade e governabilidade. E, por último, no capítulo terceiro, as análises sobre o 100 Analfabetos concluem que esse Programa, embora preste um trabalho de relevante valor em termos de educação, junto à população carente, também faz parte das lógicas do Estado neoliberal.The following research estimates the existence of a certain antagonism between the logics of the Neoliberal State and the civil society. As Neoliberal State, the State is understood as minimized, compact, managing and the area of formal politics, from public, that doesn’t perform public politics, passing in general this task in charge of the civil society. And as civil society, it is understood the private, market area and the area from all those that pay taxes, tributes and duties due its work. The guiding fulcrum of this research tries to analyze the existence of the so-called Third Sector and concludes that the institutions that form it, act according to the logics of the Neoliberal State and that, also, the Program 100 Illiterates, from Uniso, participates effectively on this neoliberalism strategy. Thus, in the first chapter, it is made an informative passage in relation to the State reform, from the 90´s and its implication on education, concluding that the State, through the reform, is released of performing public politics, transferring its responsibility to the civil society. In the second chapter it is verified that the Third Sector institutions, contradictorily, to what they are proposed to do, execute a politics linked to the logics of the Neoliberal State, or, then, they constitute themselves as the power of this state in order to achieve cohesion and consensus to warrant authenticity and governability. And, finally, in the third chapter, the analyses referring to the 100 illiterates conclude that this program, although performing a relevant value work in terms of education, closing to the needy population, is also a part of the logics of the Neoliberal State.EducaçãoPrograma Sorocaba e Região 100 AnalfabetosExtensão universitáriaAssociações sem fins lucrativosVoluntariadoCidadaniaPrograma Sorocaba e Região 100 Analfabetos: reformas do Estado e terceiro setorDissertação