Nogueira, Eliete JussaraSanctis, Ricardo José Orsi deSanctis, Ricardo José Orsi de2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/350Essadissertaçãoapresentaumapesquisaqualitativa,inseridanalinhadocotidianodaescola,etevecomoobjetivoprincipal,relatarumaexperiência,sobreorientaçãotécnica,realizadacomumgrupodevinteeseisprofessoras,doProjetodeRecuperaçãoeReforçodaDiretoriadeEnsinodeVotorantim,cidadedointeriordeSãoPaulo.Foramrealizadoscincoencontrosaolongodeumsemestre,comorientaçõesespecíficasparaoensinodelínguaportuguesa.Asorientaçõestécnicasprivilegiarammediaçõescomtextos,questõesproblemaediscussõestemáticas.Comreferencialteóricosócio-histórico,asmediaçõesforamrelatadas,assimcomoasfalasdasprofessorassobreseutrabalhocomascriançasenvolvidasnoprojetode recuperação e reforço. Tendo como hipótese que as mediações planejadas e não planejadas,comsignificadoetrabalhocoletivo,podemprovocarnovosconhecimentos,foipossívelidentificarsinaisdemudançasnomododeinteragirdasprofessorascomosinstrumentosesignosrelacionadasaoensinodaLínguaPortuguesa, na prática pedagógica com seus alunos.Thisdissertationpresentsaqualitativeresearchinsertedinthescholarquotidiantheme,andhadasmaingoaltoreportanexperienceaboutthepedagogicalreunionsachievedwithagroupof26teachersfromtheRecuperationStudiesProjectoftheEducationalDepartmentofVotorantim,acityoftheStateofSãoPaulo.FivemeetingswereachievedduringonesemesterwithspecificsorientationsforthePortugueselanguageteaching.Thepedagogicalreunionsprivilegedmediationswithtexts,problematicquestionsandthematicdiscussions.Withthereferenceofasocialandhistorictheory,themediationswererelated,aswell as the speeches of the teachers about their work with the children involved in the RecuperationStudiesProject.Havingashypothesisthattheplannedmediationsandnotplannedmediationswithasignificantandcollectiveworkcancausenewknowledge,itwaspossibletoidentifysignsofachanginginthewayofteachersinteractionswithinstrumentsandsignalsrelatedtothePortugueselanguageteaching, in the pedagogical practice with their students.Prática de ensinoEducadores - FormaçãoEnsino - RecuperaçãoEscolas - Organização e administraçãoMediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiênciaDissertação