Romaguera, Alda Regina TogniniLima, Adriana Teixeira deLima, Adriana Teixeira de2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/916De maneira geral, este trabalho buscou evidenciar a importância de uma Unidade de Conservação ambiental situada na Região Metropolitana de Sorocaba para a área da educação, e refletir sobre os motivos pelos quais esse espaço não é visitado pelos professores e estudantes no cotidiano de projetos escolares. A tese alcançou um dos objetivos específicos ao propor a reversão dessa circunstância a partir da composição de um pensamento reflexivo ancorado no conceito de espaço liso e estriado de Deleuze e Guattari, no conceito de Ecosofia de Guattari, e de educação ambiental por Reigota. A metodologia cartográfica utilizada nesta pesquisa, conceituada por Passos, Kastrup e Escóssia, bem como a experiência no conceito de Larrosa, possibilitaram problematizar a invisibilidade da Floresta Nacional de Ipanema e fundamentar uma reversão propositiva por meio da Trilha Pedagógica, passando por reflexões sobre as práticas de ensino e sugerindo a inclusão do movimento outdoor por Priest, que corrobora para a formação integral do ser humano. Por meio da cartografia, foram concebidas; a Trilha Artística, fruto dos deslocamentos da autora e do pensamento ambiental de Frans Krajcberg, com influências artísticas de Andy Goldwosrthy, Bispo do Rosário, Leonilson, Rebeca Belmore, Emily Carr, entre outros, e as produções culturais conectando as áreas de educação, ecologias e arte. Com acento poético impregnado pela criatividade e devires da floresta, a autora apresenta as produções culturais e arte e traz na Trilha Criativa proposições terapêuticas e finaliza este estudo com as contribuições da Associação FlanAr relacionando a arte e o meio ambiente.This work tried to highlight the importance of an Environmental Conservation Unit in the Metropolitan Region of Sorocaba as an area of education. It also reflects on the reasons why this space is not often visited by teachers and students in the everyday school projects. The thesis reached one of the specific objectives when proposes the reversion of this circumstance from the composition of a reflexive thought anchored in the concept of smooth and striated space of Deleuze and Guattari, in the concept of Echo of Guattari, and of environmental education by Reigota. The cartographic methodology used in this research, which was conceptualized by Passos, Kastrup and Escóssia, as well as the experience in the concept of Larrosa. It was possible to problematize the invisibility of the Ipanema National Forest and to substantiate a propositional reversion through the Pedagogical Trail, through reflections on the practices of teaching and suggesting the inclusion of the outdoor movement by Priest, which corroborates for the integral formation of the human being. Through cartography, the the Artistic Trail was conceived as fruit of the displacements of the author and the environmental thought of Frans Krajcberg, with artistic influences of Andy Goldwosrthy, Bispo do Rosário, Leonilson, Rebeca Belmore, Emily Carr, among others. Cultural productions connected the areas of Education, Ecology and Art. With a poetic accent impregnated by the creativity and issues of the forest, the author presents the cultural productions, Art and brings to the Creative Trail therapeutic propositions and ends this study with the contributions of the FlanAr Association relating Art and the environment.Escola ao ar livreInstalações (Arte)Prática de ensinoCartografias na Floreta Nacional de Ipanema: educação, ecologias e arteTese