Silva, Paulo Celso daAntunes Filho, EdsonAntunes Filho, Edson2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/946Esta pesquisa tem como tema as controvérsias criadas pela tecnologia big data na contemporaneidade e guia-se pela seguinte pergunta: quais são as implicações socioculturais geradas pelas controvérsias relativas ao big data? O valor do big data não está atrelado apenas aos dados colhidos e às informações produzidas, mas ao que é feito com elas. O objetivo geral da pesquisa é compreender os aspectos socioculturais que envolvem big data. Os objetivos específicos são: apresentar a Teoria Ator-Rede e a metodologia Cartografia de Controvérsias; identificar controvérsias referentes ao big data e analisar as implicações socioculturais geradas pelas controvérsias apontadas. Para tanto, tomam-se como corpus as revistas Superinteressante da Editora Abril e Galileu da Editora Globo, com dados coletados no período de janeiro de 2013 a julho de 2019, totalizando 68 notícias com a temática big data. Após a identificação das notícias controversas, foram coletadas nas fanpages oficiais das revistas, na mídia social Facebook, as publicações das manchetes, assim como seus comentários mais relevantes, que foram mapeados por meio da Cartografia de Controvérsias. Consideram-se os pontos de vista jornalísticos representativos das controvérsias. No entanto, as manifestações dos usuários foram ponto central deste estudo. As controvérsias tornaram-se calorosas e evidentes, com um ator associando-se aos demais por meio do computador, formando-se a rede sociotécnica. Este estudo, portanto, por abranger duas revistas e suas respectivas fanpages no Facebook como mídias e trazer aspectos socioculturais contemporâneos, é pertinente à área de concentração Mídias. Os resultados obtidos contemplam a reflexão sobre como os dados digitais estão sendo utilizados, constituindo assim a relevância desta pesquisa.This research has as its theme the controversies created by big data technology in contemporary times and is guided by the following question: what are the socio-cultural implications generated by the controversies related to big data? The value of big data is not linked only to the data collected and the information produced, but to what is done with them. The general objective of the research is to understand the socio-cultural aspects that involve big data. The specific objectives are: to present the Actor-Network Theory and the Cartography of Controversies methodology; identify controversies related to big data and analyze the sociocultural implications generated by the controversies mentioned. For this purpose, the magazines Superinteressante by Editora Abril and Galileu by Editora Globo are taken as corpus, with data collected from January 2013 to July 2019, totaling 68 news with the big data theme. After the identification of the controversial news, the headlines' publications, as well as their most relevant comments, which were mapped through the Cartography of Controversies, were collected in the official fanpages of the magazines, on Facebook. The journalistic points of view are considered representative of the controversies. However, users' manifestations were central to this study. The controversies became heated and evident, with an actor associating himself with the others through the computer, forming the socio-technical network. This study, therefore, because it covers two magazines and their respective Facebook fanpages as media and brings contemporary socio-cultural aspects, is relevant to the area of concentration Media. The results obtained contemplate the reflection on how digital data are being used, thus constituting the relevance of this researchBig data - Aspectos sociaisComunicações digitais - Aspectos sociaisRedes sociaisRedes de informaçãoInternet - Aspectos sociaisBig data e suas implicações socioculturais: a cartografia de controvérsias aplicada às notícias digitaisDissertação