Soares, Maria Lúcia de AmorimAraujo, Rosângela Gonsalves deAraujo, Rosângela Gonsalves de2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/506Este trabalho desenvolvido na linha de pesquisa cotidiano escolar, pensa qualitativamente sobre o cotidiano escolar contemporâneo, refletindo sobre a mercadoria-corpo. Tendo como objetivo responder a questão da mercadoria-corpo no mundo hodierno, propõe-se observar a presença e o trânsito desse corpo dando a ele uma identidade estabelecida através de mudanças ocorridas na pósmodernidade. Para tanto vai estudar a pós-modernidade em três momentos: o capitalismo tardio com Frederic Jameson, a acumulação flexível com David Harvey e modernidade líquida com Zygmunt Bauman. Agnes Heller, Henry Lefebvre, Silvio Gallo e Maria Lucia de Amorim Soares, abordam, com especificidade o cotidiano escolar. A construção do corpo na construção da história, buscar perceber a relação estabelecida entre corpo, norma e valores sociais, tratando o corpo não na região das formas constituídas mas em um plano de forças e energias do vir a ser . Massimo Canevacci apresenta dizeres definidores dos conceitos atratores, bodyscape, location, dress-code. Após as leituras teóricas e criação de imagens a conclusão constatou que o corpo não é natural porque em cada cultura e em cada indivíduo, o corpo constantemente preenchido por sinais e símbolos, não tem na pele o limite. A pele se liga aos tecidos orgânicos da metrópole comunicacional. À mercadoria-corpo é imposta sem emudecimentos, sem recalques, seu embrutecimento de forma cada vez mais forte e insana. Nesta forma corpo, poder e dominação perdem e devem ser categorias discutidas e colocadas a prova no ambiente escolar, apontando a possibilidade de criarem relações igualitárias ou cotidiana das instituições educacionais, com destaque para a universidade.This project was developed using an everyday educational research source, and is related to the quality of contemporary everyday education reflected over the entire structure. The main objective is to respond to the question related to the entire education structure in today´s world, observing the present and movement of this structure giving it an established identity through the changes occurred in post modernity.Note that it´s necessary to study the post modernity in three ways: late capitalism with Frederic Jameson, a flexible accumulation with David Harvey and pure modernity with Zygmunt Bauman. Agnes Heller, Henry Lefebvre, Silvio Gallo and Maria Lucia de Amorim Soares work with this education structure situation. The construction of this education history needed to establish the relationship among body, rule and social values linking the structure not only in constituted region but in a plan of forces and energy of the education system. Massimo Cavenacci presents concepts that defines attractors of behavior, location and dress-code. After studying theoretical readings and creation of images the conclusion verifies that the education structure is not natural because in each culture in each person, the education structure is constantly filled by signals and symbols, and there is no limit. The surface of the education structure is interrelated to personal levels of communication. The entire existing structure is currently based on voices without limit, without discipline, and the situation is getting worse day by day. In this project, the structure, power and overall deterioration will be discussed in all categories and will prove in a educational environment by appointing the possibility to create equality or quotidian of educational institutions with high performers to the university.Educação - FilosofiaPós-modernismo e educaçãoCorpo humanoEstudantes universitáriosCotidiano escolar contemporâneo: uma reflexão sobre a mercadoria-corpoDissertação