Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deSilva, Antonio Anderson daSilva, Antonio Anderson da2025-04-112025-04-112024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1858https://doi.org/10.22482/dspace/391A presente pesquisa tem como tema a divulgação artística nas redes sociais, sendo guiada pela questão: como a ação do divulgador artístico não institucionalizado no ambiente virtual da rede social Instagram contribui para a promoção das artes visuais? Sendo assim, como objetivo geral, procura-se compreender como se dá a ação de divulgadores artísticos no Instagram, e, como objetivos específicos, procura-se verificar como a internet tem possibilitado uma maior popularização da arte e seu acesso; e examinar as especificidades dos produtos midiáticos produzidos por divulgadores enquanto promotores independentes de informações acerca da arte. Desse modo, a fundamentação teórica envolve Santaella (2005a) e Jenkins (2014), quanto à convergência da comunicação com a arte, bem como da cultura participativa promovida nos ambientes digitais. Vale-se de Moraes (2014) para delinear conceitualmente o divulgador artístico; e de Botelho (2003) e Bhaskar (2020) para visualizar o que configura desafio no processo de apreensão de bens culturais dentro e fora do contexto das mídias digitais. Para tanto, uma etnografia virtual (netnografia) foi feita para se selecionar, acompanhar e então analisar, a partir de uma estratégia metodológica utilizando a lógica peirceana, a ação de três divulgadores artísticos – Luiza Adas (@museu.do.agora); Lilian Farrish (@lilianfarrish) e Vilson Gonçalves (@tiovirso) – a partir dos conteúdos que produzem na rede social Instagram. Finalmente, entende-se que, ao refletir sobre a figura do divulgador artístico – ainda escassa na literatura – contribui-se para a verificação de novos atores sociais que emergem de um cenário em que é inegável a convergência da arte com a comunicação para a expansão do acesso às artes visuais, procurando contribuir, portanto, para a compreensão do acesso à arte promovido nos ambientes das redes sociais.This research examines artistic dissemination on social media, guided by the question: how does the action of non-institutionalized artistic popularizer on the Instagram social network contribute to the promotion of visual arts? Thus, the general objective is to understand the role of artistic popularizers on Instagram. The specific objectives are to analyze how the internet has facilitated broader access to art and examine the unique qualities of the content produced by independent artistic popularizers. The theoretical framework includes Santaella (2005a) and Jenkins (2014), who discuss the convergence of communication with art, as well as the participatory culture promoted in digital environments. Moraes (2014) is referenced to conceptually define the role of artistic popularizers, while Botelho (2003) and Bhaskar (2020) provide insight into the challenges involved in the appreciation of cultural assets within and beyond digital media contexts. For this purpose, a virtual ethnography (netnography) was conducted to select, monitor, and analyze the actions of three art promoters using a methodological strategy based on Peirce's logic – Luiza Adas (@museu.do.agora), Lilian Farrish (@lilianfarrish) and Vilson Gonçalves (@tiovirso) – based on the content they produce on Instagram. Ultimately, this research proposes that by exploring the figure of the artistic popularizer – still underrepresented in the literature – it contributes to identifying new social actors who emerge in a context where it is undeniable that the convergence of art and communication creates new forms of access the visual arts. This study, therefore, seeks to contribute to the understanding of art access promoted within social media environments.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRedes sociais on-lineMidia social - InfluênciaSemióticaInstagram (Rede social on-line)Comunicação e culturaArte e comunicação: o divulgador artístico no instagramDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação