Soares, Maria Lúcia de AmorimSilva, Dirce Bernadete MarquesSilva, Dirce Bernadete Marques2023-05-032023-05-032004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/165A criação da Universidade de Sorocaba, em 1994, seguida do início do funcionamento do Curso de Jornalismo, em 1995, foi marcada, na mídia impressa sorocabana, por uma profusão de matérias que deram voz e rosto aos até então silenciosos professores e professoras de vários cursos e disciplinas. Durante o meu trabalho de clipagem dos jornais enquanto assessora de imprensa da Universidade de Sorocaba no período em que lá trabalhei (1994 a 2000), observei que parecia não haver assunto do momento retratado pelos jornais sobre o qual o professor e professora não estivessem aptos e prontos a opinar, refletir, comentar. A presente pesquisa analisa o papel da fala de professores e professoras na construção social do conhecimento da realidade levando em conta o momento histórico e o contexto da notícia em que a fala se insere. Tomei por base matérias publicadas pelos jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba, selecionadas em duas subcategorias que registraram o maior índice de falas produtoras de sentido: Economia e Educação, período entre 1995 a 1999. Pude concluir que os professores e professoras, através das suas falas, contribuem para trazer novos enfoques à narrativa jornalística do cotidiano, desprendendo-se do aqui e agora do fato noticioso. Suas falas, não raro, desconstroem noções cristalizadas no senso comum ou versões oficiais da realidade. Produtoras de sentido outros, novos, oxigenantes, trazem diferen- tes repertórios à interpretação da realidade, situando a Universidade de Sorocaba no centro do debate de assuntos repercutidos pela mídia e o seu quadro docente como fonte de informação privilegiada.The creation of the University of Sorocaba in 1994, followed by the inception of the Course of Journalism in 1995, was marked by the publication of a profusion of articles in the printed media that gave voice and face to the professors who were silent up until then. In the period I worked as a press agent for the University of Sorocaba (1994 to 2000), while clipping newspaper articles, I noticed that the professors seemed to be apt and prompt to give their opinion, careful consideration, or comment to every current matter published in the newspaper. The present research analyzes the role of the professor's speech in the social construction of the knowledge of reality taking into consideration the historical moment and the news context in which their speech is inserted. Articles that were published in the newspapers Cruzeiro do Sul and Diário de Sorocaba were used as basis, and were classified in two subcategories that registered the highest index of meaningful speeches: Economy and Education, in the period between 1995 and 1999. was able to conclude that through their speech, professors contributed to bring new view points to the every day journalistic narrative that were detached from the here and now aspects of the facts. Their speeches often disassembled crystallized common sense and official versions of reality. Producers of other thoughts, new and oxygenizing thoughts, bring different repertoire for the interpretation of reality, inserting the University of Sorocaba in the center of the debate of matters that were divulged by the media, and its docent members as a privileged source of information.JornalismoMídiaImprensa e universidadeA fala de professores da Uniso na construção social do conhecimento da realidade através da mídia impressa sorocabana, 1995 a 1999Dissertação