Reigota, MarcosOliveira, Elaine Aparecida Machado Marum deOliveira, Elaine Aparecida Machado Marum de2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/436Este trabalho apresenta a Noção de Comunidade na Escola rural, porém a investigação contemplou a cultura em torno do espaço escolar, pois as manifestações culturais e sociais desse contexto, possibilitaram a descrição de assuntos pertinentes, como a religiosidade e as transformações sociais que ocorreram na zona rural. Nortearam a investigação noções de comunidade nas obras de autores, como Gianni Vattimo, Roberto Esposito e Martin Buber, partindo dos princípios defendidos pelos mesmos, trilhou-se o processo de coleta de informações. A condução dos métodos de pesquisa partiu da leitura do livro de Antonio Candido, “Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida”, onde o autor participou da vida cotidiana dos homens e das mulheres da zona rural. Foram realizadas visitas aos moradores do bairro dos Garcias, no município de Piedade – SP. Os mais velhos narraram como era a vida antigamente e os mais jovens relataram como é a vida atualmente, a vida religiosa, o lazer, o trabalho e a cultura. Nesse contexto, foi identificado que a religiosidade é um fator determinante na vida comunitária, as atividades realizadas na igreja reúnem os habitantes, independente da fé que professam. Para tratar esse tema, recorreu-se aos textos sobre religião de Gianni Vattimo, que possibilitaram uma melhor interpretação da permanência e do reavivamento das igrejas na zona rural. Ao detectar que a escola exerce uma influência significativa nessa realidade, foram realizadas visitas na E.E. Miguel Pires Godinho, onde estudam adolescentes, jovens e adultos. Nos encontros com a equipe escolar foi possível detectar as estratégias utilizadas pelos mesmos para privilegiar no espaço escolar, a cultura rural, e ao mesmo tempo levar para a comunidade os saberes escolares. Para coletar informações sobre o cotidiano escolar, foram ouvidos os relatos dos professores e dos alunos, que descreveram os projetos que são voltados para a zona rural e narraram o dia-a-dia na escola. Esse processo dialógico tornou possível a conclusão de que a escola em interação com a comunidade promove o significado de compartilhamento e pertencimento.This work represents the Notion of Community at Rural Schools but the investigation contemplated the culture surrounding the school environment, that is, the cultural and social manifestations within this context enabled the description of pertinent subjects, such as religiousness and the social transformation that took place in the rural area. Authors like Gianni Vattimo, Roberto Esposito and Martin Buber were the guiders on the search on community notions, since the investigation followed the principles supported by them on the process of gathering information. The conduction of the research methods was led after reading the book by Antonio Candido, “Os Parceiros do Rio Bonito” (Rio Bonito Partners). A study about the paulista redneck and the transformation on their way of living, where the author participated in the men and women daily lives in the rural areas. People who live in Garcias, a neighborhood in the rural area of Piedade - São Paulo, were visited for the gathering of information about the elderly and youngsters lives in the past and in the present times and also information on religiousness, leisure, work and culture. In this context, religiousness plays a major role in the community life, since these activities get people together, no matter what religion they profess. Texts on religion, by Gianni Vattimo, were used to deal with this subject which enabled a better interpretation on the permanence and the revival of the churches in the rural areas. The school E.E. Miguel Pires Godinho, where teenagers, young adults and adults attend classes, was visited and it was detected that it plays an important role on this issue. In the meetings with the school staff it was possible to realize the strategies used by them to privilege in the school environment, the rural culture, and at the same time, aware the community the scholastic knowledge. In order to gather information on the scholar daily life, we took notes the teachers‟ reports that described the projects that are aimed to the rural areas and describe the day-by-day life at school. This dialogic process enabled the conclusion that the school interaction with the community promotes the meaning of sharing and belonging.Educação ruralComunidade e escolaA noção de comunidade na escola rural: um estudo a partir de Gianni Vattimo e Antonio CandidoDissertação