Silva, Míriam Cristina CarlosSouza, Gisele Cristina Gabriel deSouza, Gisele Cristina Gabriel de2024-09-172024-09-172023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1715https://doi.org/10.22482/dspace/286Ao tomar como fio condutor o emprego do cinema em processos educomunicativos, esta pesquisa tem como foco as relações entre produções cinematográficas, comunicação e educação, interligadas às questões ambientais. Assim, o problema pode ser enunciado a partir da seguinte pergunta: como as narrativas podem auxiliar as práticas educomunicativas, supondo-se que possam oferecer uma abordagem complexa dos fenômenos? A pergunta parte da hipótese de que as narrativas podem contribuir para uma educomunicação sensível, capaz de comunicar por meio de uma linguagem poética e ampliar a maneira de como percebemos o mundo ao nosso redor. E, se assumida no cotidiano escolar, pode ser uma grande aliada frente às questões caras à educação e à comunicação ambiental. O objetivo geral é compreender os processos comunicacionais estabelecidos em produções cinematográficas que abordam as questões ambientais, bem como refletir sobre o uso destes recursos em processos educomunicativos. Como objetivos específicos: a) verificar as estratégias utilizadas para a construção destas narrativas, com ênfase na apuração sobre os elementos poéticos, possivelmente presentes na estrutura imagética, sonora e verbal; b) apresentar uma tipologia de narrativas para a construção de uma educomunicação pelo viés do sensível. Em busca de compreender como se configuram tais narrativas – e explicar sua inserção em um ambiente pedagógico voltado para o exercício crítico e criativo, seremos amparados por autores como: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak e Marcos Reigota. Além disso, com o intuito de contribuir para a reflexão do processo de ensino-aprendizagem, uma proposta didática é apresentada. A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, no qual a questão ambiental tornou-se um problema de responsabilidade individual e coletiva, pois até aqui não fomos capazes de equilibrar nossa existência com a utilização dos recursos finitos disponíveis na natureza, e, em geral, nos relacionamos com o planeta de forma destrutiva. Neste sentido, ao tratar as questões ambientais a partir da educomunicação, pode-se apresentar ferramentas que se inserem no conjunto maior da educação com o objetivo de transformações sociais, afinal, trata-se de um papel ético na comunicação contemporânea. As narrativas fílmicas apresentadas neste trabalho, dada a sua complexidade poética e a forma sensível como tratam a questão ambiental, por meio do cinema, podem contribuir para uma educomunicação sensível. O trabalho demonstra que é possível, a partir do cinema e da comunicação sensível, aliar a educomunicação às discussões ambientais, por meio de sequências didáticas a serem trabalhadas no diálogo entre professores e alunos, levando-se em conta o fundamento da comunicação como um processo de interação, portanto, de construção intersubjetiva de saberes.By taking the use of cinema in educommunicative processes as a guiding principle, this research focuses on the relationships between cinematographic productions, communication and education, linked to environmental issues. Therefore, the problem can be stated from the following question: how can narratives help educommunicative practices, assuming that they can offer a complex approach to phenomena? The question starts from the hypothesis that narratives can contribute to a sensitive educommunication, capable of communicating through a poetic language and expanding the way we perceive the world around us. And, if assumed in everyday school life, it can be a great ally in the face of issues dear to education and environmental communication.The overall objective is to understand the communication processes established in film productions that address environmental issues, as well as to reflect on the use of these resources in educommunicative processes. As specific objectives: a) to verify the strategies used for the construction of these narratives, with emphasis on the verification of the poetic elements, possibly present in the imagery, sound and verbal structure; b) to present a typology of narratives for the construction of an educommunication through the bias of the sensitive. To understand how such narratives are configured – and to explain their insertion in a pedagogical environment focused on critical and creative exercise, we will be supported by authors such as: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak and Marcos Reigota. Furthermore, in order to contribute to the reflection of the teaching-learning process, is presented a didactic proposal.This research is justified in the current social scenario, in which the environmental issue has become a problem of individual and collective responsibility, because until now we have not been able to balance our existence with the use of finite resources available in nature, and, in general, we relate to the planet in a destructive way. In this sense, when dealing with environmental issues from educommunication, tools can be presented that are inserted in the larger set of education with the objective of social transformations, after all, it is an ethical role in contemporary communication. The filmic narratives presented in this work, given their poetic complexity and the sensitive way they deal with the environmental issue, through cinema, can contribute to a sensitive educommunication. By putting questions about the environmental crisis on the agenda, based on the films watched, as demonstrated in the didactic proposal, the teaching-learning process can contribute to building dialogues and sharing knowledge and experiences. The work demonstrates that it is possible, from cinema and sensitive communication, to combine educommunication with environmental discussions, through didactic sequences to be worked on in the dialogue between teachers and students, taking into account the foundation of communication as a process of interaction, therefore, of intersubjective construction of knowledge.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEcologia no cinemaEducação ambientalComunicação na educaçãoComunicação de massa e meio ambienteNarrativas ambientais e educomunicação: o cinema como estratégia para a compreensão ambientalTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação