Marques, WaldemarSilva, Elcio Galioni daSilva, Elcio Galioni da2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/872Esta dissertação tem por finalidade identificar as condições do trabalho docente de instituições de ensino superior particulares. Intenta também identificar quais os efeitos da mercantilização da educação superior. Foram analisados os currículos cadastrados na plataforma Lattes dos professores que ministram aulas no curso de Administração em três instituições. Os dados extraídos forneceram possibilidades para uma análise quantitativa da atividade docente, observando destes professores, o número de disciplinas ministradas, o número de cursos em que atuam, o número de instituições em que lecionam, sob qual regime de trabalho atuam, se desempenham outra atividade profissional além da docência e outros fatores que ajudaram a caracterizar as condições de trabalho docente. As hipóteses apresentadas foram que se o grupo docente apresentasse números significativos nas variáveis pesquisadas, sua condição de trabalho teria indícios de precarização. Os resultados formaram um quadro de caracterização destes profissionais, sendo uma das características o fato de 68% dos docentes não possuírem formação pedagógica. Foi caracterizado também um quadro sob os aspectos da financeirização, apresentando que a instituição não financeirizada retém o professor em média por 10 anos, enquanto nas instituições financeirizadas, esta média é de 4 anos. Sob os aspectos da precarização, os resultados mostraram que: 52% dos professores desempenham outra atividade, 60% leciona em mais de um curso, 40% lecionam 7 ou mais disciplinas, 95% atuam em regime horista e 67% atua em duas ou mais instituições. Como os resultados apresentaram números significativos em todas as variáveis da hipótese, pode-se concluir que a condição do profissional docente está precarizada.The aim of this dissertation is to identify the docent working conditions in private higher education institutions. It also endeavors to identify the effects of commercialization of higher education. An analysis was carried out of the curricula of professors of Business Administration in three institutions, based on the curricula registered on the Lattes platform. The data extracted provided possibilities for a quantitative analysis of the teaching activity, observing, for these professors, the number of disciplines taught, the number of courses taught, the number of institutions where they teach, the working regime under which they work, if other professional activities besides teaching are carried out, and other factors which helped to characterize the docent working conditions. The established hypotheses were that if the docent presented significant numbers in the above mentioned variables, his working condition would have indications of precariousness. The results formed a characterization framework for these professionals, where one of the characteristics is the fact that 68% do not have pedagogical training. A framework was also formed for the financialization aspects, where the results showed that the non-financial institution retains the professional for an average of ten years, whereas the average for the financial institution is of four years. In terms of precariousness, the results showed that: 52% of the docents work in a different activity, 60% teach more than one course, 40% teach 7 or more disciplines, 95% work in the hourly regime, and 67% work in two or more institutions. As the results presented significant numbers in all variables of the hypothesis, it can be concluded the docent working condition is precarious.Professores universitários - Condições sociaisEnsino superiorUniversidades e faculdades - Corpo docenteA precarização das condições do trabalho docente nas instituições particulares de ensino superiorDissertação