Vendramini Zanella, Daniela AparecidaTotti, João Pedro RessioTotti, João Pedro Ressio2025-02-172025-02-172024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1826https://doi.org/10.22482/dspace/363Este trabalho examina a letra da música “Capítulo 4 Versículo 3”, do álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC 's, por meio de uma abordagem qualitativa fundamentada nas teorias decoloniais de Fanon (1961) e Santos (2007). A pesquisa investiga as dinâmicas de poder, identidade e resistência presentes na letra, enfatizando a crítica às condições de vida dos jovens negros e periféricos no Brasil. A partir da perspectiva dialógica de Bakhtin (1997) e por meio de uma análise descritiva e interpretativa, busca-se compreender como a música reflete a exclusão social, a violência e a luta por reconhecimento e autonomia, posicionando-se como agente histórico que dialoga com o contexto sociocultural contemporâneo. À luz das ideias de Freire (1999), que destaca a educação como meio de conscientização e transformação, a música dos Racionais MC 's apresenta-se como uma ferramenta poderosa para promover discussões críticas sobre as realidades sociais enfrentadas pela juventude periférica. Os elementos abordados revelam a complexidade da experiência dessa juventude, ressaltando os desafios enfrentados e as formas de resistência que emergem no cotidiano da população negra periférica.This paper examines the lyrics of the song “Capítulo 4 Versículo 3" from the album Sobrevivendo no Inferno by Racionais MC's through a qualitative approach grounded in the decolonial theories of Fanon (1961) and Santos (2007). The research investigates the dynamics of power, identity, and resistance embedded in the lyrics, emphasizing the critique of the living conditions of Black and peripheral youth in Brazil. Using Bakhtin's (1997) dialogical perspective and employing descriptive and interpretative analysis, this study seeks to understand how the music reflects social exclusion, violence, and the struggle for recognition and autonomy, positioning itself as a historical agent that engages in dialogue with the contemporary sociocultural context. In light of Paulo Freire's (1999) ideas, which highlight education as a means of raising consciousness and fostering transformation, the music of Racionais MC's emerges as a powerful tool for fostering critical discussions about the social realities faced by peripheral youth. The discussed elements reveal the complexity of the Black youth experience, highlighting the challenges and forms of resistance that arise in their daily lives.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLetras - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCEntre o céu e o inferno: um estudo sobre decolonialidade e conscientização em 'Capítulo 4 versículo 3'Artigo / TCCLingüística, Letras e Artes::Letras