Soares, Maria Lúcia de AmorimAlmeida, Patricia Neves deAlmeida, Patricia Neves de2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/633“O cotidiano escolar profanado com os jogos teatrais: o caso da escada” apresenta uma prática teatral realizada com alunos de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Boituva-SP. O problema de pesquisa surge de uma inquietação em relação à presença dos dispositivos de controle na escola, mais particularmente de uma escada e sua regra que restringe o acesso dos alunos. A pergunta norteadora desta investigação é: como fazer resistência a tantos dispositivos de controle presentes no cotidiano escolar? A hipótese é de que o teatro, especificamente o jogo teatral de Spolin (2003; 2007; 2008) e de Boal (2005), tem a potencialidade de operar o que Agamben (2007) nomeia uma “profanação”. A pesquisa possui abordagem qualitativa, tem como modalidade a pesquisa-ação e vale-se da metodologia da conversa não diretiva para a coleta de dados. O estudo envolve a análise do conceito de dispositivo em Foucault (1979; 2004), Agamben (2009) e Deleuze (1996) e de profanação com Agamben (2007); a exposição dos relatos dos alunos sobre os dispositivos; a descrição da prática intitulada “Experiência Teatral”, por meio da apresentação do roteiro cênico; e a reflexão sobre o sentido da escada nas obras de arte das diferentes linguagens artísticas (Teatro, Artes Visuais, Dança, Música e Literatura). O objetivo da pesquisa é propiciar aos alunos a reflexão sobre o cotidiano escolar, questionando a existência dos dispositivos de controle na escola e, ainda, promover um novo uso do dispositivo, por meio da profanação da norma. As conversas não diretivas feitas com os alunos após a realização da “Experiência Teatral” revelam uma aproximação entre o que se objetivava inicialmente e o resultado alcançado pela iniciativa.“Theater games profane daily school environment: the case of the stairway” introduces a theater practice performed with students from a public school in the school district of Boituva in São Paulo State, Brazil. The research problem arises from a concern regarding the presence of control devices in the school, particularly from a stairway and its rule that restricts the allowance of students. The question in this investigation is: how to resist all the devices of control in the everyday life at school? The hypothesis is that the theater, specifically Spolin (2003; 2007; 2008) and Boal’s (2005) theater game, has the potential of operate what Agamben (2007) states as “profanation”. The research has a qualitative approach and is under the concept of research-action, therefore it applies the methodology of non directive conversation to collect data. The study involves the analysis of the concept of device in Foucault (1979; 2004), Agamben (2009) and Deleuze (1996); the profanation from Agamben (2007); the exposition of the student´s reports on the devices; the practice description, entitled “Theatrical Experience”, by performing the scenic script; and the reflection on the meaning of the stairway in art masterpieces in different artistic languages, such as Theater, Visual Arts, Dance, Music and Literature. This research aims to enable the students to think of school daily life, inquiring the existence of the devices of control in the school and, moreover, promoting a new use of the device, by the profanation of the rule. The non-directive conversations, which were made with the students after the “Theatrical Experience”, disclose a bond between what was the first objective and the result reached by the initiative.Teatro na educaçãoAmbiente escolarO cotidiano escolar profanado com os jogos teatrais: o caso da escadaDissertação