Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deMonticelli, JulianaMonticelli, Juliana2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/745Esta dissertação se faz na interseção entre comunicação e arquitetura como produto da cultura. Da arquitetura vem o objeto de estudo: o ornamento na contemporaneidade; da comunicação, a abordagem desse elemento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos. O corpus escolhido para a pesquisa são os ornamentos presentes em edifícios corporativos da Avenida Faria Lima em São Paulo. O ornamento neste trabalho será entendido como a expressão estética do edifício, envolvendo deste o revestimento até a forma global de sua construção. Esta definição de ornamento, assim como a classificação que utilizaremos na escolha dos edifícios que serão analisados será feita baseada em Moussavi e Kubo (2008). Esta classificação se dá em função do grau de profundidade do ornamento em relação à construção, sendo elas: a forma, a estrutura, a tela, e a superfície. O objetivo geral será entender como a arquitetura contemporânea dialoga com a cultura a partir de seus ornamentos, auxiliando na construção de uma imagem e um imaginário dentro de um determinado contexto. Para tratar da relação entre cidade e comunicação, assim como os conceitos de imagem e imaginário nas cidades, buscaremos teóricos como Ferrara (2000) e Lynch (2011), que irão trabalhar a percepção ambiental na cidade do final do século XIX e do século XX. Para entender a relação entre ornamento e arquitetura, iremos trabalhar com alguns autores como Sá (2005), Moussavi e Kubo (2008), Munari (1997) e Venturi (2003;2004), entendendo que a essência desta relação está nos princípios de composição como ritmo, simetria, textura, modulação, entre outros. Serão trabalhados nesta etapa três momentos históricos relevantes para nosso objeto de estudo: o ornamento clássico, o moderno e o contemporâneo. Para a metodologia de análise dos ornamentos encontrados nos edifícios coorporativos da Faria Lima, faremos uso da semiótica de Pierce (2003) que será aplicada na leitura da cidade e sua arquitetura sustentada por Santaella (1996, 2002) e Ferrara (1998,1999,2000,2009). Para a análise cultural da cidade pós-moderna e contemporânea, iremos nos fundamentar em autores que tratam deste tema como Harvey (1992), Jameson (2006) e Montaner (2002, 2009). Esse estudo é relevante para os estudos comunicacionais/culturais relacionados à cidade, auxiliando no entendimento de que a arquitetura cria significados sociais para além de suas funções práticas, sendo uma expressão da sociedade, e desta forma, do meio onde está inserida.This work is done at the intersection of communication and architecture as culture product. Architecture is the object of study: the ornament in contemporary times; From communication comes the approach of this architectural element as a language sense producer. The corpus chosen for research are the ornaments present in corporate buildings of Faria Lima Avenue in Sao Paulo. The ornament in this work will be understood as the aesthetic expression of the building, involving from the coating to the overall shape of its construction. This ornament definition, as well as the classification that we will use in choosing the buildings to be analyzed will be made based on Moussavi and Kubo (2008). This classification is a function of the degree of ornament depth degree in relation to construction, as follows: shape, structure, fabric, and the surface. The overall goal will be to understand how contemporary architecture dialogues with culture from its ornaments, helping to build an image and an imaginary within a given context. To address the relationship between city and communication, as well as the image of concepts and imagery in cities, we will seek scholars like Ferrara (2000) and Lynch (1996), which will work environmental perception of the city in the end of the nineteenth century and in the twentieth century. To understand the relationship between ornament and architecture, we will work with authors as Sá (2005), Moussavi and Kubo (2008), Munari (2008) and Venturi (1977), understanding that the essence of this relationship is the principles of composition and rhythm, symmetry, texture, modulation, among others. We will work out at this stage three important historical moments in our study object: the classical, modern and contemporary ornament. For the analysis methodology of the ornaments found in the corporative buildings of Faria Lima, we will make use of Pierce's semiotics (2003) to be applied in reading the city and its architecture sustained by Santaella (1996, 2002) and Ferrara (1998,1999,2000 , 2009). For cultural analysis of post-modern and contemporary city, we will support in authors dealing with this subject as Harvey (1992), Jameson (2006) and Montaner (2000, 2009). This study is relevant to the communication / cultural studies related to the city, aiding the understanding that architecture creates social meanings beyond their practical functions, being an expression of society, and thus, the environment in which it operates.ComunicaçãoArquitetura - São Paulo (Cidade)SemióticaDecoração e ornamento (Arquitetura)Cidades e vilas na arteO ornamento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos: uma análise semiótica dos edifícios da Av. Faria LimaDissertação