Dias Sobrinho, JoséRosa-Castro, Raquel de MendonçaRosa-Castro, Raquel de Mendonça2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/604Estudos buscando aprofundar a compreensão sobre as Universidades Comunitárias podem contribuir de modo significativo com a melhora de qualidade de suas atividades acadêmicas e científicas, bem como com o processo de consolidação de uma identidade própria que as diferencia dos demais segmentos do subsistema de educação superior brasileiro. Uma revisão da literatura da área aponta que existem poucos estudos sobre as Universidades Comunitárias. Este trabalho busca compreender as características importantes desse setor que possam justificar sua existência e crescimento nos dias atuais, bem como contribuir para a consolidação de uma identidade própria que as auxilie no desempenho com qualidade da missão educacional a que se propõem. A fundamentação teórica baseou-se numa revisão da literatura sobre o ensino superior brasileiro, desde os seus primórdios. Para analisar as características das Universidades Comunitárias brasileiras, foi necessário buscar sua gênese, no início dos anos 1980, quando se desencadeou o movimento organizacional que se consolidou nos anos 1990 com a fundação da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC. Essas instituições, na ausência do poder público, foram criadas, em sua maioria, pela sociedade civil, com gestão democrática e participativa e a favor da inclusão social e do desenvolvimento regional. Além do ensino, produzem pesquisas e dedicam importante esforço para partilhar o conhecimento e as artes com as comunidades, por meio da extensão. A importância das Universidades Comunitárias se dá, destacadamente, pelo seu reconhecimento como uma nova categoria jurídica: um espaço configurado como “público não estatal” inserto entre os setores público e privado empresarial.Studies seeking an in-depth understanding of Community Universities can contribute significantly to the quality improvement of academic and scientific activities, as well as to the consolidation process of their own identity, differentiating them from other segments of Brazil’s higher education subsystem. A review of literature in the area indicates that there are few studies about Community Universities. This paper tries to understand the important characteristics of this sector that could justify their current existence and growth, and to contribute towards the consolidation of their own identity that assists them in their performance in terms of the quality of the educational mission they propose to provide. The theoretical foundation was based on literature review on Brazil’s higher education, since its beginning. In order to analyze the characteristics of Brazil’s Community Universities, it was necessary to search for its origin in the beginning of the 1980s, when the movement that was consolidated in the 1990s with the foundation of the Brazilian Association of Community Universities – ABRUC was triggered. In the absence of public authority, these organizations were created, in their majority, by civil society, with democratic and participative management, constituting institutions in favor of social inclusion and regional development. Besides education, they produce research and dedicate important efforts towards sharing knowledge and arts with communities, though extension programs. The importance of Community Universities occurs, most especially, due to their recognition as a new legal category: a space configured as a “non-state public” entity inserted among public and private business sectors.Universidades e faculdades comunitáriasUniversidades e faculdades particularesEnsino superior - BrasilUniversidades comunitárias: entre o público e o privadoTese