Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deRosa, Rita MirandaRosa, Rita Miranda2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/626Este projeto tem como contexto a interface entre Comunicação e Educação. Da Comunicação vem o objeto de estudo – o cartaz de publicidade – que adentra o meio educacional via livros didáticos da disciplina de Arte, mais especificamente o material didático do 2º ano do Ensino Médio, componente do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Partindo da ideia que os meios de comunicação constituem um novo espaço do saber e que a escola os vem incorporando no material didático, interessa-nos compreender o cartaz enquanto meio de comunicação e componente estético do cotidiano, além de explorar o uso do potencial de sentidos do cartaz no contexto escolar. Na esteira desse objetivo maior, seguem os especificos: mostrar como se dá a apropriação do cartaz no contexto da educação; tratar de aspectos da semiótica peirceana, bem como identificar a metodologia para análise de representações visuais que advém dessa semiótica para, finalmente, explicitar como pode se dar a “educação do olhar” para representações visuais. Para tais propósitos, nos apoiamos na metodologia erigida por Santaella (2001, 2012), a partir das ideias de Peirce, que institui o trajeto interpretativo dirigido por três olhares – o que captura qualidades (contemplativo); o que discrimina, apreende existentes (observacional), o que generaliza e, efetivamente, interpreta (interpretativo). Para uma abordagem sobre o papel do cartaz na paisagem urbana como um componente estético do cotidiano, apoiamo-nos em Moles (1987). Um breve panorama sobre momentos da história do cartaz em seu diálogo com os movimentos artísticos dos séculos XIX e XX tem sustentação no trabalho de Meggs e Purvis (2009). Para tratarmos da interface entre Comunicação e Educação, lançamos mão de Baccega (2011) e Freire (1983) e para conhecermos o contexto em que o cartaz se apresenta em sala de aula, buscamos apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes e no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. O estudo da imagem como representação visual terá o amparo teórico de Dondis (1999), bem como de Santaella e Nöth (1997). A relevância do trabalho está na possibilidade de aplicar uma metodologia que contribua para a educação do olhar do leitor/aprendiz ao permitir o deslindar das camadas de sentido do signo/cartaz, o que propiciaria uma leitura de imagens artísticas mais especializada e, por isso, mais significativa. Acreditamos também que o cartaz pode aproximar o leitor/receptor da arte.This project has the interface between Communication and Education as its context. From Communication comes the object of study: the advertising poster, which enters the educational environment via didactic Art/Education books, specifically the material of the High School second year, component of the Official Curriculum of the State of São Paulo. From the idea that the communication means constitute a new type of knowledge and that the school has been incorporating them in the didactic material, it is of our interest to comprehend the poster as a communication mean and an aesthetic component of the everyday, as well as explore the use of the poster’s potential senses in the school context. In the way of this bigger objective, the specifics follow: demonstrate how is given the appropriation of the poster in the education context; treat of aspects of the Peircean semiotic, as well as identify the methodology for analysis of visual representations that result from this semiotic to finally make explicit how can be given the “education of the sight” for visual representations. For these purposes, we take support in the methodology built by Santaella (2001, 2012) from the ideas of Peirce, that institutes the interpretative path directed by the looks – that which captures qualities (contemplative); that which discriminates, apprehends existents (observational);that which generalizes and, effectively, interprets (interpretative). For an approach about the role of the poster in the urban view as an aesthetic component of the everyday, we use Moles (1987). A brief panorama about moments of the history of the poster in its dialogue with the artistic movements of the XIX and XX centuries has its support on the work of Meggs and Puvis (2009). For us to treat about the interface between Communication and Education, we make use of Baccega (2011) and Freire (1983) and, for the acknowledgement of the context in which the poster presents itself in the classroom, we seek support in the National Curricular Art Parameters and the Official Curriculum of the State of São Paulo. The image as visual representation will have the theoretical support of Dondis (1999), as well as Santaella and Nöth (1997). The relevance of the work is in the possibility of applying a methodology that will contribute to the education of the sight of the reader/apprentice in allowing the liberation of the sign/poster’s sense layers that would propitiate a more advanced reading of artistic images and therefore more meaningful. We believe also that the poster may approach the reader/receptor to art.Comunicação na educaçãoArte - Estudo e ensinoCartazesLivros didáticosO cartaz no contexto escolar: a "educação do olhar" em focoDissertação