Cammarano González, Jorge LuísMartini, Lúcio Roberto BardosMartini, Lúcio Roberto Bardos2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/234A educação inclusiva tem sido tema de grandes debates que envolvem termos e conceitos nem sempre utilizados com os significados adequados às práticas educacionais. Neste trabalho de pesquisa o autor procurou conhecer a dinâmica da educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba sob a perspectiva do professor, como forma de compreender o processo no seu Interior, onde de fato acontece. O autor busca também analisar os diferentes pontos de vista teóricos assim como os diversos conceitos que norteiam a proposta de educação inclusiva como forma de compreender e problematizar as implicações sociais, políticas e ideologicas que permeiam o tema. Sustentado numa abordagem qualitativa de pesquisa foram utilizadas, neste estudo, entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, neste estudo. A análise das entrevistas permitiu perceber que muitos ainda são os questionamentos, dúvidas e críticas a respeito da implantação do modelo de educação inclusiva, principalmente no que se refere à inserção de alunos deficientes nas salas de aula regulares e orientação e capacitação dos professores.The school inclusion has been subject of great debates that involve terms and concepts nor always used with the practical adequate meanings to the educational ones. in this work of research the author looked for to know the dynamics of the school inclusion in the Municipal Net of Education of Sorocaba under the perspective of the teacher as form to understand the process in its interior, where of the fact it happens. The author also search to analyze the different theoretical points of view as well as the diverse concepts that guide the proposal of de school inclusion as form to understand the social, political and ideological implications. in a qualitative boarding of research had been used in this study an half structuralized interviews with teachers of de Municipal Net of Education of Sorocaba. The analysis of the interviews allowed to perceive that still the questionings, critical doubts and regarding the implantation of the model of school inclusion are many, mainly in that if it relates to the insertion of de deficient pupils in the regular classrooms, orientations and qualification of the teacher.Educação especialEducação inclusiva - Sorocaba (SP)Educação inclusiva: o que dizem os professores : um estudo sobre a concepção de educação inclusiva por professores da rede municipal de SorocabaDissertação