Sandano, WilsonPereira, Adriana Aparecida Alves da SilvaPereira, Adriana Aparecida Alves da Silva2023-05-092023-05-092012https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/572Este trabalho aborda as transformações do campo escolar de Pilar do Sul e as mudanças na cultura escolar, inter-relacionando com o campo social, no período referente a 1934, ano da fundação do Grupo Escolar “Padre Anchieta, a 1976, ano que o campo escolar foi redefinido devido à implementação da lei nº 5692 de 1971. Sob a perspectiva da Nova Historia Cultural, procuramos responder quais transformações ocorreram no campo escolar após a chegada dos imigrantes japoneses? Quais as mudanças na cultura escolar após o ingresso dos japoneses e descendentes nas escolas? Para tanto utilizamos fontes secundárias e primárias que não ficaram restritas a documentos escritos, também fontes orais e iconográficas. A análise evidenciou que, as transformações no campo social e escolar de Pilar do Sul, foram frutos da introdução de novos agentes, os imigrantes japoneses, com uma bagagem de vida, habitus, que gerou conflitos e um processo de adaptação, modificando a produção e comercialização agrícola que repercutiu no fortalecimento da econômica, na ascensão social dos imigrantes, e nas práticas culturais. Nessa dinâmica de conflitos e interação, o campo escolar passou por transformações, com a criação de novas escolas para atender às demandas – o Ginásio Estadual de Pilar do Sul e a Escola de Língua Japonesa e Internato. Com o ingresso dos japoneses e descendentes nas escolas pudemos observar as redefinições das práticas escolares para atender as necessidades dessa nova clientela, mudanças na organização dos tempos escolares, na definição dos conteúdos, na organização dos rituais e festas escolares embebidos de civismo e patriotismo que tinham como objetivo a nacionalização do imigrante japonês e seus descendentes.The focus of this work was the transformations of the school field of Pilar do Sul and the changes in the school culture, interrelating with the social field, in the period from 1934, year of the foundation of the Grupo Escolar "Padre Anchieta", to 1976, year on which was implemented the Law 5692/1971 ("Lei de Diretrizes e Bases"), which redefined the school field. We led the research under the perspective of the New Cultural History, because that history research tendency made us possible to use new sources, besides the traditional ones and new objects and new questions. We used secondary and primary sources, so we were not restricted to written documents, we also used oral and iconography sources. The analysis of the sources evidenced that the transformations in the social and school field of Pilar do Sul, were resulted of the new agents' introduction: the Japanese immigrants. The life experience, habitus, of that new agents generated conflicts and an adaptation process in that space that is the field, modifying the production and commercialization agricultural that resulted in the economical improvement, in the immigrants' social ascension and modified the cultural practices, the politics and the school field. The school field went on transformations, with the creation of new schools to supply the demands of the social field - the Ginásio Estadual de Pilar do Sul and the Escola de Língua Japonesa e Internato. We could observe that after the Japanese and descendant arrived at the schools, the school practices was redefined to supply the needs of that new clientele. Changes occurred in the organization of the school times, in the definition of the contents, in the organization of the rituals and parties embedded of values civics and patriotism that had as objective the Japanese immigrant's nationalization and your descendants.Educação - História - Pilar do Sul (SP)Cultura - Pilar do Sul (SP)Escolas - Pilar do Sul (SP)O campo e a cultura escolar de Pilar do Sul e a imigração japonesa (1934-1976)Tese