Dias Sobrinho, JoséAranha, Élvio Franco de CamargoAranha, Élvio Franco de Camargo2023-05-092023-05-092012https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/559Este trabalho se desenvolve na linha de Pesquisas da Educação Superior, analisando indicadores de qualidade para esse segmento, e prospectando questões pertinentes aos referenciais que balizam o referido conceito entre duas principais vertentes previamente identificadas: a mercantilista/neoliberal e a humanista/social. Os instrumentos avaliativos utilizados na conceituação de qualidade na Educação Superior apontam para a adoção de sistemáticas e modelos oriundos das relações comuns ao mercado, que conflitam com premissas que se inserem na perspectiva humanista-social, acordadas em conferências internacionais, quais sejam CRES 2008 e CMES-UNESCO 1998; 2009. Nesse sentido, é realizada pesquisa bibliográfica em obras de autores que tratam da temática, dando-se ênfase ao material produzido por reconhecidos pesquisadores nessa área acadêmica que fundamentam o referencial teórico metodológico deste trabalho. Esta pesquisa permite uma análise crítico-descritiva, evidenciando a proximidade e a distância entre parâmetros utilizados como indicadores da qualidade na educação superior brasileira e internacional, com relação a parâmetros vinculados ao desenvolvimento humano e social em uma linha de pensamento, e as influências dos fenômenos da globalização neoliberal em outra, permitindo ao leitor uma reflexão sobre a construção desses indicadores. Na tarefa de identificar os elementos básicos formadores dos sistemas de avaliação institucional na educação brasileira contemporânea, é traçada uma linha cronológica para observância de fatos históricos que a impactaram desde o século XVI. Posteriormente, são pinçados parâmetros internacionais relacionados à realidade da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e da Europa, que influenciaram na formação dos indicadores hoje utilizados. Finalmente, os indicadores são questionados quanto à sua real natureza, origem e utilidade perante o que se pretende da educação brasileira.The present study, developed in the line of Research in Higher Education, analyzes quality indicators for that segment, and prospects issues which are related to the referential that marks out the concept between two main strands previously identified: the mercantilist / neo-liberal and the humanistic / social. The evaluation instruments used in the conceptualization of quality in higher education point to the adoption of systematic relationships and models from the common market, conflicting with assumptions which fall into the social-humanistic perspective, agreed to at international conferences, such as CRES 2008, UNESCO/WCHE, 1998 and 2009. In this sense, research is conducted upon writings produced by authors who deal with the theme, giving emphasis to the material produced by renowned academic researchers in the area underlying the theoretical framework of this study. This research provides a critical and descriptive analysis, showing the closeness and distance in parameters used as indicators of quality in higher education in Brazil and internationally, regarding parameters linked to human and social development in one line of thought, and the influences of the phenomena of neoliberal globalization in another, allowing the reader to reflect upon the construction of those indicators. In the attempt to identify the basic elements of systems for institutional evaluation in contemporary Brazilian education, this document traces a timeline for compliance with historical facts that have impacted that education since the sixteenth century. Furthermore, there is a brief analysis of a selected number of international standards related to the reality of Latin America, the Caribbean, the United States and Europe, which influenced the formation of the indicators used today. Eventually, the indicators are questioned as to their real nature, origin and usefulness before what is expected for Brazilian Education.Ensino superior - BrasilQualidade (Educação)Ensino superior - AvaliaçãoAvaliação educacional - BrasilQualidade da educação superior no Brasil: duas perspectivas contraditóriasDissertação