Silva, Paulo Celso daPeres, Sérgio de Almeida CidPeres, Sérgio de Almeida Cid2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/615A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como se dão as trocas da cultura empresarial contemporânea entre oriente e ocidente especificamente, entre Brasil e China tendo como base o caso de uma empresa. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Alpha. A atenção dedicada à China neste trabalho se justifica pela relevância estratégica deste mercado dentro do contexto mundial. A China é hoje o maior mercado do mundo e, também, o principal parceiro do Brasil nas transações internacionais. Estar presente neste mercado é questão de sobrevivência para as empresas brasileiras. Mas, instalar-se na China, requer uma preparação envolvendo diversos aspectos que garantirão o sucesso, ou ao contrário, perdas de grande monta em função desse desconhecimento. Obter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses passa, necessariamente, por conseguir se comunicar e também compreender a dinâmica da cultura local em sua confluência com os novos tempos e exigências, visto que no processo de comunicação temos as trocas culturais. Também focalizamos a China como país receptor das empresas devido ao baixo custo de produção, um mercado quase inexplorado por estas e com milhões de potenciais consumidores. Os objetivos específicos relacionam-se do porque muitos empreendimentos correm o risco de falhar, quando procuram se expandir através das fronteiras culturais, e por que motivo muitos funcionários expatriados desistem do programa de transferência para a China. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa será a qualitativa, através de intensa pesquisa bibliográfica para o enriquecimento do trabalho e, quantitativa através de entrevistas com executivos com experiência no mercado da China.The objective of this research is to understand how exchanges of contemporary business culture between East and West happens, particularly between Brazil and China, based on the case of a Company. Corporate or trade name are not mentioned in our research, as it’s based in a real and active company in the market. Therefore, we decided to name it Alpha Company. The attention given to China in this work is justified by the strategic relevance of this marketing the global context. China is currently the world's largest market and also the main partner of Brazilian international transactions. Taking part of this market is a matter of survival for Brazilian companies. However, settle down in China requires preparation involving several aspects that will guarantee success or, on the contrary, loss of major consequence due to lack of knowledge of such aspects. Getting success in business and relationship with Chinese, necessarily, goes through ability to communicate and understand the dynamics of the local culture to its confluence with the present time and requirements, as there are cultural exchanges in the communication process. China is also focused as host country of companies due to low cost of production; an almost unexplored market by such companies and millions of potential consumers. The specific objectives are related to why many businesses are likely to fail when they seek to expand through cultural borders, and the reason why many expatriate employees quit the program of transference to China. The methodology used for the elaboration of the research will be qualitative, in the searching for relevant information through intense literature research that will contribute to the enrichment of the work; and, quantitative, using interviews with executives with experience in Chinese market.Comunicação intercultural - BrasilComunicação intercultural - ChinaEmpresas multinacionaisRelações culturaisComunicação e culturaA comunicação intercultural na internacionalização de empresas brasileiras na ChinaDissertação