Bonvino, Marco Aurélio SerafimCosta, Ana Júlia AliasCosta, Ana Júlia AliasSoares, Giovanna GarabettiSoares, Giovanna Garabetti2024-06-182024-06-182024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1505https://doi.org/10.22482/dspace/201Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) constitui uma condição que afeta o controle de músculos e movimentos em crianças com consequências funcionais. A origem da PC reside em lesões cerebrais adquiridas ainda no útero, lesões ocorridas durante parto ou, em todo caso, nos primeiros anos de vida. A realidade virtual RV é uma técnica emergente de tratamento clínico para a supressão de deficiências no equilíbrio e nos membros. Consiste em criar artificialmente um ambiente e permitir a interação entre o usuário e o sistema computacional por meio da RV. Objetivo: Analisar os efeitos da Realidade Virtual no equilíbrio de crianças com Paralisia Cerebral. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão sistemática, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed e PEDro, em março de 2024. A pesquisa resultou em 31 artigos nos idiomas inglês e português, gratuitos, ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos e os descritores utilizados foram: Paralisia Cerebral, Realidade Virtual e Equílibrio. Resultados: Após a exclusão por data, duplicata, título e leitura de resumo, 3 estudos foram incluídos nesta revisão. Dos três artigos selecionados, dois apresentaram efeitos benéficos apenas com a intervenção da realidade virtual, sendo o terceiro com resultados semelhantes em suas intervenções. Conclusão: Os estudos mostraram que o uso da realidade virtual no equilíbrio em crianças com paralisia cerebral é benéfica, porém quando utilizada como complemento a fisioterapia neurofuncional.Introduction: Cerebral Palsy (CP) constitutes a condition that affects muscle control and movement in children with severe functional consequences. The origin of CP lies in brain injuries acquired either in utero, during childbirth, or, in any case, in the early years of life. Virtual Reality (VR) is an emerging clinical treatment technique for addressing balance and limb deficiencies. It involves artificially creating an environment and allowing interaction between the user and the computer system through VR. Objective: Analyze the effects of Virtual Reality on the balance of children with Cerebral Palsy Methods: The study is a systematic review, with searches conducted in the PubMed and PEDro databases in March 2024. The search yielded 31 articles in English and Portuguese, free full-text clinical trials published in the last 5 years, with the descriptors used being: Cerebral Palsy, Virtual Reality, and Balance. Results: After exclusion by date, duplication, title, and abstract reading, 3 studies were included in this review. Of the three selected articles, two showed beneficial effects solely with Virtual Reality intervention, with the third yielding similar results in its interventions. Conclusion: The studies demonstrated that the use of Virtual Reality in balance among children with Cerebral Palsy is beneficial, particularly when used as a complement to neurofunctional physiotherapy.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCEfeitos da realidade virtual no equilíbrio em crianças com paralisia cerebral: revisão sistemáticaMonografia / TCCÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::Ciências do cuidado::Fisioterapia