Drigo, Maria OgéciaRamos, Matheus MaziniRamos, Matheus Mazini2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/460Esta investigação se insere no campo da comunicação visual e lança um olhar para a fotografia com o objetivo de evidenciar as possibilidades de se pensar o tempo com o fotográfico, a partir de idéias que constam de “A Câmara Clara” de Roland Barthes. Nesse percurso, outros objetivos se delineiam, tais como: rever as idéias de Barthes que constam na obra mencionada, notadamente as noções de studium e punctum; refletir sobre a noção de temporalidade; explicitar o fotográfico como objeto semiótico e inventariar aspectos do tempo que vem com a relação tempo/movimento ou com o aspecto discreto/contínuo do tempo, o tempo da consciência ou temporalidade e na relação da semiose com o punctum. Para atingir tais objetivos, valer-se-á de Barthes, Dubois, Sontag, Samain e Entler, para tratar da fotografia; de Comte-Esponville, principalmente, para aspectos da temporalidade e, para ver o fotográfico sob um olhar semiótico, de idéias de Charles Sanders Peirce. Para completar o percurso metodológico, empreender-se-á análise semiótica de fotografias, análise essa que toma três tipos de olhar dirigidos sobre o objeto: o que contempla, o que discrimina e, finalmente, o que generaliza. A relevância desta pesquisa está na tentativa de redimensionar a imagem fotográfica no cenário atual permeado de representações visuais como constituintes das linguagens presentes nos processos comunicacionais.This research is inserted in the field of visual communication and takes a look at the photography with the objective to highlight the possibilities of thinking time with the photographic, from ideas contained in "A Câmara Clara" by Roland Barthes. Along the way, other objectives are outlined, such as: review the ideas of Barthes contained in the work mentioned, especially the concepts of studium and punctum; reflect about the notion of temporality, make explicit the photographic as a semiotic object and inventory aspects of time that appears with the connection of time/movement or with the aspect discrete/continuous of time, time of consciousness or temporality and the relationship of the semiosis with the punctum. To achieve these goals will have recourse to Barthes, Dubois, Sontag, Samain and Entler, to treat of photography, the Comte Esponville, mainly to issues of temporality and to examine the photographic under a semiotic look, based on ideas of Charles Sanders Peirce. To complete the methodological approach, will be undertake a semiotic analysis of photographs, an analysis that takes three types of looks directed over the object: the one that contemplates, the one that discriminates and, finally, the one that generalizes. The relevance of this research is on the attempt to give a new dimension to the photographic image in the current scene permeated by visual representations as constituents of languages present in the communication processes.Comunicação visualFotografiaSemióticaTempoPossibilidades de pensar o tempo via fotográfico: ponto e interstícioDissertação