Britto, Luiz Percival LemeBuria, Doramy GalvimBuria, Doramy Galvim2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/420Este trabalho buscou identificar critérios de escolha e indicação de leitura de livros de literatura para alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. Interessava reconhecer os referenciais predominantes, entre professores, coordenadores, lideranças escolares, de suas escolhas. A leitura de literatura tem lugar garantido no currículo escolar de primeiro grau e, no segundo grau, passa a ser uma disciplina. Buscou-se no referencial teórico o papel da escola, o significado da formação escolar e o tipo de sujeito que esta escola está pretendendo formar. Centrou-se a investigação na forma como são escolhidos os materiais para a prática formadora de alunos/leitores, o que sugeriu que os professores, com freqüência, supõem partir dos ―interesses‖ dos educandos, sem romper com seu ―estado de acomodação‖, com base em teses que pregam que ―o aluno pode escolher o que gosta‖. A análise dos referenciais teóricos permitiu observar que, a partir da década de 70, embora não se verifique uma tendência única, generalizou-se um discurso da formação do leitor que gira em torno da livre escolha, critério relacionado com a leitura de prazer e de projeção subjetivista: ler levaria a mundos mágicos, de fantasia e aventura. Para verificar de que modo tais tendências repercutem na prática dos professores, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo em que foram entrevistados cinco professores de português pertencentes à rede pública e privada de ensino. Os resultados indicam que, tanto no que concerne aos hábitos de leitura dos professores como nos critérios de escolha e indicação de livros para os alunos, predomina a idéia de leitura livre, que teria supostamente o objetivo de motivar o aluno a gostar de ler. Verificou-se que há, sim, critérios de escolha e indicação de livros de literatura para alunos de 5ª a 8ª série, mas estes se revelam de maneira indireta. As principais fontes de orientação das escolhas são catálogos de editoras, livros recebidos do governo e orientações das secretarias de Educação, sugestões de revistas e programas televisivos. À idéia da grande literatura, da literatura/arte capaz de abalar e de provocar transformações, contrapõe-se um valor de senso comum: o de que ler faz bem, ler é bom, ler por prazer.This research looked for identifying the criteria of choice and the assignments of literature books reading to Secondary School students from Key Stage 4 (year 7 to 10- aged between 11 and 14). Which are the references that prevail in order that teachers, coordinators and school leaders make their choices? The literature reading has a specific place assured on the curriculum of the Secondary School on Key Stage 4 and on Key Stage 5 (Year 11 and 12-aged between 15 and 18) becomes a compulsory subject. It was searched on the theoretical reference the school role, the meaning of the background based on school and the kind of individual that this one intends to form. The inquiry focused on what way are chosen the reading materials to form students/readers, finding teachers who only fulfill the pupils interests without breaking their state of lack of action, based on the thesis that ―the student can choose whatever he/she likes‖. Analyzing the theoretical references is possible to notice that from the lates 70s although there is not an unique trend, apparently the speech that has become widespread in relation to the upbringing as a reader surrounded the free choice of literature reading, the reading linked to pleasure, to fun, to entertainment, what is: reading takes people to magic worlds, to fantasy and to adventure. In order to know how these tendencies have been reflecting nowadays on the teachers everyday practice and to know how the role of literature is understood inside school, it was carried out a research in which were interviewed five teachers of Portuguese who worked at a public and a private school. The results reveal the reading habits of the teachers and their criteria of choice of books for their students are based on free reading, with the purpose of motivating the student to enjoy reading. It was checked that the criteria to choose and to assign to students from Key Stage 4 the literature books do exist, but they are revealed on an indirect way, through the catalogues, the assignments from magazines, television programs and what is broadcast by the media. In relation to the idea of the great literature, the literature/art that is able to shake, to achieve transformations is opposed an idea that permeates these choices, generated by the common sense: reading is good for people, reading is good, reading provides pleasure.Livros e leituraEnsino fundamental - Seleção de livrosLiteratura - Seleção de livrosSeleção de livrosO que faz a escolha: formas de seleção de livros de literatura por docentes de 5ª a 8ª sérieDissertação