Soares, Maria Lúcia de AmorimCamargo, Vanessa de AlmeidaCamargo, Vanessa de Almeida2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/511Diante das mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, este trabalho pensa o celular como um objeto inserido numa sociedade mediada pela tecnologia e pelo consumo. Torna o celular artefato símbolo da contemporaneidade, que se faz presente na escola com intensidade. E um trabalho de abordagem qualitativa com os seguintes objetivos: descrever características do mundo contemporâneo, analisando mudanças ocorridas no aparelho educacional diante da presença do celular, investigar as sub-funções atribuídas ao celular para análise das experiências dos educandos frente a essa tecnologia. As referências teóricas de apoio para o desenvolvimento do pensar sobre o tema prendem-se a Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Don Slater, Marisa Vorraber Costa, Mariângela Momo, Sandra Rúbia da Silva e Francisca Silva do Nascimento. Os procedimentos adotados pautaram-se, após a formatação do embasamento teórico, na coleta de informações que identificam o contexto social e econômico do grupo de alunos do 9º ano de uma instituição pública municipal de Boituva/SP. Foi realizado também o registro das falas dos alunos, por meio de conversas e observações, sobre as experiências e a relação dos mesmos com o celular a fim de verificar indícios de um padrão comportamental contemporâneo. Os resultados obtidos informam que os alunos utilizam o celular em sua forma instrumental para fazer e receber ligações, receber e enviar mensagens de texto, ouvir música, tirar fotos, sendo que, algumas vezes suas formas de consumo transcendem esse valor utilitário na busca dos últimos lançamentos. Essa constatação confirma que o celular acaba fazendo parte de toda uma categoria de objetos que classifica um estilo de vida, serve também para a “distinção”, podendo ser usado como marca de um grupo social. Assim, como a necessidade de estar com o celular sempre próximo ao corpo estabelece uma relação afetiva com o mesmo, a centralidade que os celulares adquirem na vida cotidiana aponta para serem extensão do próprio corpo estabelecendo modos de ser & viver que interagem com a construção de subjetividades. Logo, refletir sobre o fato destes jovens estarem mergulhados na lógica contemporânea da conectividade permite afirmar que a posse do celular os insere, simbolicamente, em redes de sociabilidade conectadas pelo estilo de consumo tecnológico característico deste mundo. Nesse caminho, a escola reflete o modo de viver contemporâneo. A mobilidade, a rapidez, as tecnologias, o consumismo, tomam-se características também do cenário pedagógico. Talvez a dificuldade de se conviver com o novo faz com que a escola declare “tolerância zero” aos celulares. Talvez incorporar nas práticas pedagógicas a utilização de atitudes mais flexíveis em relação às novas tecnologias como a do celular permitiram a existência de professores prontos para atuar na dinâmica veloz da atualidade.Given the changes in the contemporary world, this work thinks your mobile phone as an embedded object in a society mediated by technology and consumption. The mobile device becomes a symbol of modernity, which is present in the school with intensity. So it is a qualitative approach with the following objectives: describe characteristics of the contemporary world by analyzing changes in the educational unit in the presence of the cell, to investigate the sub-functions assigned to the cell for analysis of the experiences of students faced with this technology. References theoretical support for the development of thinking on the subject hold the Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Don Slater, Marisa Vorraber Costa, Mariangela Momo, Sandra Rubia Silva and Francisca Silva do Nascimento. These procedures shall be guided, after formatting the theoretical foundation, to collect information that identifies the social and economic context of the group of students in 9th grade of a public municipal Boituva/SP. The patients were also record the speech of students, through conversations and observations on the experiences and the relationship of these with the phone to verify evidence of a behavioral pattern contemporary. The results report that students use the phone in its instrumental form to make and receive calls, send and receive text messages, listen to music, take pictures, and sometimes their forms of consumption that transcend the utilitarian value of the last search releases. This finding confirms that the phone ends up being part of a whole category of objecis that classifies a lifestyle, also serves to "distinction" and can be used as a mark of a social group. Thus, the need to always be with the phone near the body has an affectionate relationship with it, the centrality that the phones get in everyday life points to be extension of the body established ways of being and living that interact with the construction of subjectivities. So think about the fact that these young people are immersed in the contemporary logic of connectivity can say that the possession of the cell inserts, symbolically, in social networks connected by the style of consumption characteristic of this technological world. In this way, the school reflects the contemporary way of living. The mobility, speed, technology, consumerism, become also features pedagogical scenario. Perhaps the difficulty of living with the new school makes declare "zero tolerance" for mobile phones. Maybe incorporate into teaching practices using more flexible attitudes in relation to new technologies such as cell allowed the existence of teachers ready to act fast in dynamic today.Educação - Inovações tecnológicasSociedade de consumoJovens - CondutaEstudantes - Aspectos sociaisCotidiano escolar no mundo contemporâneo: o celularDissertação