Reigota, MarcosMachado, Carmem SilvaMachado, Carmem Silva2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/901A partir da pedagogia freireana e provocada pelas performances de Marina Abramovic e as práticas corporais realizadas com estudantes em sala de aula, em uma escola no Brasil e outra no México, esta tese busca apresentar o processo de formulação de uma pedagogia do (des)encontro. Esta pedagogia, valendo-se de narrativas e imagens, traz os deslocamentos experimentados nos diferentes momentos vividos pela pesquisadora durante um estágio de doutorado em Oaxaca, México, quando envereda por um universo cultural desconhecido e imprevisível, mas profundamente atraente e mobilizador, que fez do retorno ao país de origem uma experiência de questionamento da própria prática como educadora e artista. Tais questionamentos explicitam-se na sua prática pedagógica em sala de aula e também no período em que exerceu cargo público em Salto de Pirapora como secretária de cultura. O conjunto de tais experiências leva a reafirmar a importância do pensamento de Paulo Freire ao articulá-lo com o cotidiano escolar como fonte de reflexão e criação. Os muitos deslocamentos, não só geográficos, convidam a pensar a constituição de si a partir do corpo, do movimento, e das relações que estabelece com os lugares a partir dos (des)encontros que experimenta. Como metodologia, traz os relatos e as narrativas articulando-os aos conceitos freireanos de escuta sensível, diálogo e consciência do inacabamento, permitindo mostrar de que modo o corpo conecta o cotidiano escolar e a arte a partir da experiência dos sujeitos no mundo, experiência marcada pelo (des)encontro.From Freire’s Pedagogy and boosted by Mariana Abramovic’s perfomance and workouts executed in classroom with students from Brazilian and Mexican schools, this thesis intends to show the whole formulation proces of Crossroad Pedagogy. This, using narratives and images, brings the diplacements lived in different shifts by the researcher while a Doctorate intern em Oaxaca, Mexico, when get in an unpredictable and unknown cultural universe, altought deeply attractive and mobilizing, which made the return to home country a self query experience; as educator and artist. These questions can be seen in pedagogical pratices in classrooms, but also when had the public position as Secretary of Culture in Salto de Pirapora. The gathering of such experiences lead to reaffirm the great importance of Paulo Freire’s thoughts, when attached to school living as a font of reflexion and creation. So many displacements, not only geographic, can be an invitation to contemplate the suject constitution from its body, movement and relations stablished with places since crossroads lived. As metodology, narratives and reports are told and linked to Freire’s concept of sensitive listenning, dialogue and unfinished counsciouness, allowing to show how body connects to school day by day and art from the experience of the suject in the world, experience reserved for crossroads.Arte na educaçãoPrática de ensinoArte - Estudo e ensinoCotidiano escolar e arte: pedagogia do (des)encontroTese