Romaguera, Alda Regina TogniniAlmeida, Laura Helena Jamelli deAlmeida, Laura Helena Jamelli de2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/763Nesta dissertação apresento algumas experiências de arte-educação e de interpretação em dança que fundamentaram e impulsionaram outras práticas com estudantes da Educação Básica, na disciplina de Arte, considerando o ensino das suas expressões, contemplando o corpo como forma de expressão. Entendo a arte e a educação como encontro de subjetividades, como processo em que se dá o autoconhecimento, através de aprendizagens de todo o tipo, diluindo as fronteiras entre arte e educação, na medida em que há uma conexão com a vida. Por essa razão, vi a necessidade de proporcionar aos (às) estudantes a oportunidade de vivenciarem uma experiência dessa natureza, já que o estudo do corpo sensível e do movimento, enquanto expressão está ausente do meio escolar, pela posição subalterna ocupada pela arte nesse meio. Oriento-me pela teoria de Paulo Freire e sua pedagogia para a autonomia, que entende a educação como um processo baseado no diálogo, no qual educador (a) e educando (a) constroem o conhecimento, construindo-se também, enquanto sujeitos autônomos, portanto, emancipados. Tenho por objetivo demonstrar que a interpretação em dança e a educação possuem estreita ligação no que concerne ao uso dos jogos corporais e cênicos, para promover o conhecimento corporal, inserindo a dança enquanto área do conhecimento no contexto escolar, na medida em que trabalho com os seus fundamentos. Para atingir esses objetivos, optei pela utilização do trabalho de percepção pelo movimento e pelo jogos corporais, proposto pela artista da dança Angel Vianna, que busca uma forma própria de expressão, através do corpo e do movimento, sem a imitação de um modelo de corpo ou de movimento. Por último, apresento tais práticas e as reverberações que elas suscitaram nos (nas) estudantes, demonstradas por eles (as) em diferentes formas de expressão, tais como desenhos, músicas, poemas e relatos por escrito. Entendo o cotidiano escolar como um ambiente complexo, estabelecendo-se nele redes de múltiplas e diferentes relações, exigindo outras lógicas para a sua compreensão, coerentes com as vivências cotidianas. A fim de abarcar essa gama de experiências artísticas e educacionais, optei pela pesquisa narrativa, em que a narrativa pessoal e o protagonismo do sujeito se fazem presentes, o que lhe confere um caráter político, pois o sujeito reivindica o direito de narrar em nome de si próprio, sem a interpretação do (a) outro (a). Por pressupor um (a) interlocutor (a), a narrativa demanda uma escrita em que o diálogo com este (a) esteja em evidência. Desse modo, opto por narrar minhas experiências por meio de cartas, nas quais os imbricamentos entre teoria, prática e vivências se encontram presentes.In this thesis I present some experiences of art education and interpretation in dance that supported and boosted other practices with students of Basic Education in Art discipline, considering the teaching of their expressions, contemplating the body as a form of expression. I understand art and education as the meeting of subjectivities, as a process that takes selfknowledge through learning of all kinds, diluting the boundaries between art and education, to the extent that there is a connection to life. For this reason, I saw the need to provide to students the opportunity to experience such an experience, since the study of the sensitive body and movement, as an expression is absent from the school environment, the subordinate position occupied by art in this way. I am guied by the theory of Paulo Freire and his pedagogy for autonomy, which considers education as a process based on dialogue, which educator and student construct knowledge, building up too, as autonomous subjects, therefore emancipated. I aim to show that the interpretation in dance and education have closely regarding the use of corporal and scenic games, to promote the body knowledge by entering the dance as an area of knowledge in the school context, in that work with its foundations. To achieve these goals, I opted for the use of perception of work by the movement and the bodily games proposed by dance artist Angel Vianna, which seeks its own form of expression, through the body and movement without the imitation of a body model or movement. Finally, I present such practices and the reverberations that they raised in students, demonstrated by different forms of expression such as drawings, songs, poems and stories written. I understand the school routine as a complex environment, establishing it multiple networks and different relationships, requiring other logic to understanding consistent with the daily experiences. In order to cover this range of artistic and educational experiences, I chose the narrative research in which the personal narrative and the role of the subject are present, which gives it a political character as the subject claims the right to narrate on behalf of himself, without the interpretation of the other. By presupposing one interlocutor, the narrative demands a written in the dialogue in evidence. Therefore, I choose to narrate my experiences through letters, in which interlaces between theory, practice and experiences are present.Arte na educaçãoArte - Estudo e ensinoLinguagem corporalDançaDança na educaçãoAmbiente escolarCartas em três atos: Paulo Freire, Angel Vianna e o cotidiano escolarDissertação