Reigota, MarcosVidoto, Daniela GalvãoVidoto, Daniela Galvão2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/323A cultura não pode ser entendida como um processo de formação acabado, dada às estruturas sociais que entrelaçam-se nas trajetórias sociais dos indivíduos, incluindo a inserção no mercado e a atuação do Estado com as Políticas Públicas. Dentro desse contexto cultural, temos a educação escolar na hibridação na formação do indivíduo, por mais que os conteúdos tratados em sala de aula não façam referências ao cotidiano do bairro do Sapatú, as (os) alunas (os) cruzam o conhecimento escolar no seu cotidiano comum. A partir da pesquisa etnográfica, a pesquisadora pode conviver e vivenciar esses acontecimentos, incluindo a história social da região do Vale do Ribeira, para compreender as trajetórias sociais e políticas da comunidade do Sapatú.The culture can not be understood as a finished process formation, given the social structures that are interlaced in the social trajectories of the individuals, including the insertion in the market, the performance of the State with the Public Politics. Inside of this cultural context, we have the pertaining to school education in the hybridization and the formation of the individual, no matter how hard the contents treated in classroom do not make reference to references the daily one of the quarter of Sapatú, () the pupils () cross the daily pertaining to school knowledge in its common one. From the ethnography research, the researcher can coexist and live deeply these events, including the history social of the region of the Valley of the Ribeira to understand the social trajectories and politcs of the community of the Sapatú.Educação - Finalidades e objetivosEducação escolarSociologia educacionalCulturaA cultura na escola da Comunidade de Quilombo do Sapatú - Eldorado/SPDissertação