Silva, Jorge Anthonio eMedeiros, Marcelo Sewaibryke deMedeiros, Marcelo Sewaibryke de2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/396A forma com que os maiores bancos de varejo no Brasil se relacionam com alguns segmentos e nichos de mercado, como o constituído pelos homossexuais, chama a atenção em função de haver a possibilidade de se estar alterando a relação de distanciamento até então estabelecida. Situações como a constante preocupação dos bancos com a preservação de suas marcas e da manutenção do status quo, para assegurar o bom relacionamento com seus clientes e acionistas, dificulta sua aproximação com segmentos que se configuram em importantes fontes de novos negócios e lucros. Ao mesmo tempo em que se vê o contínuo crescimento do mercado formado pelos homossexuais, apontados por diversas fontes de pesquisas não oficiais e, inclusive pela mídia, percebem-se alguns movimentos isolados por parte de sólidas e tradicionais instituições bancárias, que buscam aproximar-se do mercado gay para melhor entendê-lo e explorá-lo. Procurou-se responder a todas as questões levantadas pela presente pesquisa por meio da utilização do método de pesquisa empírica, com estudo exploratório de casos múltiplos, utilizando-se a abordagem de segmentação de mercado por meio do modelo psicográfico. Então, a partir dos dados levantados, pergunta-se: seria possível o apontamento de um erro de posicionamento estratégico por parte dos bancos de varejo brasileiro? Entre as propostas desta pesquisa, inclui-se a confirmação da existência, ou não, de um cisma no atual paradigma desse relacionamento. Entender se ele está em processo de ruptura, auxiliado por ações isoladas que ocorrem em países como os Estados Unidos da América e alguns outros da Europa, poderá levar à propositura de uma nova forma de abordagem desses bancos, objetivando-se uma melhoria significativa na atual forma de relacionamento com o nicho de mercado composto pelos homossexuais. De forma geral, acredita-se que o banco que for mais bem-sucedido nessa missão, conseguirá se fixar como o pioneiro no Brasil e cooptará uma grande parcela desse importante nicho mercadológicoThe way in which the largest retail banks in operating in Brazil relate to some segments and niche markets, such as made by homosexuals, the attention in terms of having the possibility to be changing the relationship of distance hitherto established. Situations like the constant concern of banks with the preservation of their brands and maintain the status quo, to ensure good relationships with their customers and shareholders, makes it difficult to approach them with segments that are set in important sources of new business and profits. While we see the continuous growth of the market formed by homosexuals, highlighted by several unofficial sources of research and even the media, we find some movements isolated from sound and traditional banking institutions seeking proximity to the gay market to better understand it and exploit it. We sought to answer all the questions raised by this research through the use of the method of empirical research with an exploratory study of multiple cases, drawing up of the approach of market segmentation by psicografic model. So, from the data collected, it was asked whether the appointment could be a mistake of strategic positioning by retail banks in Brazil? Among the proposals of this research, include the confirmation of the existence or otherwise of a schism in the current paradigm of that relationshipág. Understand whether it is in the process of breaking aided isolated actions that occur in countries like USA and some others in Europe, could lead to commencement of a new form of approach to these banks, aiming to be a significant improvement in the current form of relationship with the niche market composed of homosexuals. In general, it is believed that the bank that is most successful in that mission, will be fixed as the pioneer in Brazil and coopt a large portion of this important niche marketingMarketing bancárioBancos - Serviços ao clienteSegmentação de mercadoHomossexuaisA criação de sistema comunicativo diferenciado para minorias em instituição bancáriaDissertação