Soares, Maria Lúcia de AmorimPetarnella, LeandroPetarnella, Leandro2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/371Esta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.This Master’s degree dissertation has as an object of a paper to think the everyday schooling. The goal is to investigate the existent contradictions among the schooling practices of the teachers which maintain the school analogue facing digital thinking students, who are formed by the Midiatic and Digital Technologies of Information and Communication (MDTIC). This paper has as a theoretical reference of support the authors Lucia Santaella as long as she works with the humankind evolution and their cultural changes; Derrick Kerckhove who studies the cognitive profile modifications of the Western subjects (individuals) from Technopsychological into Psycotechnological ones; Paula Sibilia who visualizes the relation man x machine as a society of Promethean tradition intended by a Faustian reality, and Octavio Ianni who conceives of the historical periods in three principalities: of Machiavelli, of Gramsci and of the Electronic. Making use of the indications and of the signals via Ginzburg, it is developed as a research methodology the Focus Group techniques with the teachers of Sorocaba education network and structured questionnaires with students from three schools of the city of Sorocaba and region of it. Gathering the indications which were found it is possible to conclude that: The teachers in their pedagogical practices use lineally the MDTIC, transforming them into instrument of work by doing these ones in extensions of the chalk and the blackboard. So, they do not record in their activities the collective and rhizomatic intelligence that is found at school as a factor of its own existential condition. In comparison with it, the students, in the choreographic indiscernibility of the contemporaneity, become Digital Thinking People as long as they live in a Digital Society - logus of cultures that are constituted through MDTIC. Therefore, the teaching practices let the School Analogue in the presence of its Digital Thinking Students, which are constituted and are constructors of a polyphonic, polymorphous society, matrix of essentially infinite connections and volume of possible permutations.Tecnologia educacionalTecnologia da informaçãoSociedade da informaçãoNovas Tecnologias da Informação (NTI)Escola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicaçãoDissertação