Grohs, Ana Cristina da Costa PilettiMendes, Ana Lívia SilvaMendes, Ana Lívia SilvaMartins, Cindy FerreiraMartins, Cindy FerreiraSilva, Juliane Ferraz daSilva, Juliane Ferraz daMotta, Natiele Borges daMotta, Natiele Borges daSilva, Sthefany Antunes daSilva, Sthefany Antunes daGonçalves, Victória Gabriela de OliveiraGonçalves, Victória Gabriela de Oliveira2023-06-012023-06-012022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1121Diante dos desafios de comunicação organizacional e da falta de conhecimento da imagem do Instituto Maria Claro na cidade de Sorocaba, este trabalho tem como objetivo propor ações de Relações Públicas que possam agregar valor positivo na imagem e na reputação do Instituto Maria Claro, atraindo novos parceiros e tornando a sua comunicação mais assertiva e integrada. O estudo contou com referencial teórico em autores como de Kunsch (2003) Peruzzo (2007), Kotler (2000), e Sassaki (2009). Também foi realizado um estudo prático, incluindo entrevistas com representantes da organização e levantamentos de opinião com 59 colaboradores e 212 moradores de Sorocaba e cidades vizinhas. Diante das respostas obtidas a Clave Comunicação elaborou ações voltadas para a comunicação interna, externa e mercadológica com o intuito de alavancar o trabalho do Instituto e propor melhorias que promovam a satisfação dos colaboradores e o conhecimento acerca de assuntos internos, além de fortalecer a reputação do IMC. Dessa forma conclui-se que a partir do trabalho de Relações Públicas a organização poderá melhorar o ambiente de trabalho, aumentar o número de doadores ativos e atingir suas metas internas de expansão.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRelações Públicas - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCProjeto experimental para o Instituto Maria ClaroMonografia / TCC