Drigo, Maria OgéciaCandiotto, Rafael FalconiCandiotto, Rafael Falconi2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/742O tema da nossa pesquisa está na interface entre comunicação e gastronomia e tem a produção do chef Michel Bras como foco, sendo guiada pela pergunta: Como se dá a comunicação da sensorialidade com a culinária do chef Michel Bras? Assim, compreender processos de comunicação da sensorialidade na gastronomia constitui o objetivo geral da pesquisa, enquanto identificar a relação entre gastronomia e as mídias; explicitar a concepção de gastronomia inerente à produção do chef Michel Bras e descrever e avaliar aspectos que propiciam o desenvolvimento dos sentidos no intérprete são os objetivos específicos. Para alcançar tais objetivos serão utilizados as seguintes estratégias metodológicas: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica de cinco imagens (representações visuais), na perspectiva da semiótica peirciana, que constam no livro Bras: Laguiole Aubrac, de 2002, agrupadas em cinco categorias: Entrada, Sopa, Peixe, Carne e Sobremesa; análise temática de quatro vídeos disponibilizados no Youtube e do documentário Step up to the Plate. Entre os autores que compõem a fundamentação teórica destacamos Franco, Flandrin e Montanari e Carneiro para tratar da gastronomia; Debord, Lipovetsky e Serroy, Sodré e Maffesoli, entre outros, para refletir sobre a midiatização da gastronomia e Santaella, para análise semiótica das imagens, acrescentando-se Aumont e Marie, para análise temática dos vídeos e do documentário. Avaliar o potencial de imagens, que constam do corpus anunciado, na ressignificação da gastronomia constitui a importância desta pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.The theme of our research is in the interface between communication and gastronomy and has the production of chef Michel Bras as a focus. It is guided by the question: How it’s made thecommunication of sensoriality by culinary of the chef Michel Bras? To understand the processes of communication of sensoriality in gastronomy constitutes the main objective of this research and to identify the relationship between gastronomy and the medias; to explicit the conception of gastronomy inherent to its production and describe and to evaluate aspects which enrich the development of senses in the interpreter are the specific objectives. To reach these objectives will be used the following methodological strategies: indirect documentation (bibliographical research) and semiotics analysis of five images (visual representations) under the Peirce semiotics perspective, which are found in the book Bras: Laguiole, Aubrac, France 2002, that are part of five categories: Starters, Soups, Fish, Meat and Dessert; thematic analysis of four videos available in YouTube and the documentary Step up to the Plate. Between the authors which compose the theoretical framework, we enhance Franco, Flandrin and Montanari and Carneiro to compose the gastronomy subject; Debord, Lipovetsky and Serroy, Sodré and Maffesoli, and others to reflect about gastronomy medialization and Santaella, for the semiotics analysis of the imagens, adding Aumont and Marie for the video analysis and the documentary one. Evaluate the potential of these images, that are part of our corpus announced, in the resignification of gastronomy constitutes the importance of this research that bound to research line Analysis of Processes and Products of the Media.ComunicaçãoGastronomiaSentidos e sensaçõesMídiaComunicação da sensorialidade: gastronomia e o chef Michel Bras em destaqueDissertação