Romaguera, Alda Regina TogniniSilva, Ana Cristina BaladelliSilva, Ana Cristina Baladelli2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1009Caminhar por entre encontros, acontecimentos, devires no cotidiano da educação infantil pode nos fazer pensar uma educação? De quais maneiras? Que outros modos se podem conceber para ser e estar no cotidiano da educação infantil? Que outras possibilidades atravessam uma professora e seus cotidianos? O que podem as crianças e suas imagens? Esta tese pretende movimentar pensamentos e criar perguntas com infâncias e seus fazeres. Para tanto, propõe uma experimentação com imagens realizadas por crianças numa escola pública municipal, na cidade de Sorocaba, SP. Parte da narrativa de uma professora-pesquisadora, atravessada por encontros, que propõe praticar um cotidiano com e para as crianças, num movimento acontecimental, intenso, de co-ire (Gallo), ir junto, não normatizando ou ditando suas ações, mas aprendendo com elas. Defende uma educação infantil que experimenta, explora, investiga, surfa em intensidades de criação; que se mostra aberta aos acontecimentos, que opera devires; que brinca em espaços sensíveis. Exercita o protagonismo infantil e, ao fazê-lo, escapa dos adultocentrismos. Abre-se para espaços de criação, considerando as intensidades do tempo aiônico, tempo da criança; e fissura aqueles cotidianos escolares que operam somente em tempo cronológico, fracionado, demarcado. Escolarizado. Deseja uma escola e profissionais da educação que sejam atravessados pelas experiências, sensíveis aos acontecimentos; que se deixem contagiar pelo devir-criança (Deleuze). Traz reflexões sobre outros modos de pensar cotidianos infantis para que, a partir deles, criem-se “inéditos viáveis” (Paulo Freire) através de fissuras, dobras, experimentando o imprevisível, o inesperado. Os encontros bibliográficos (Camargo) acontecem entre Deleuze e Guattari, Kohan, Deleuze, Schérer, Leite e Freire. Sem pretensão de concluir, a tese traz uma reflexão para as possibilidades de outros cotidianos com, para e entre crianças.Can walking through meetings, events, becoming in the daily life of early childhood education make us think about education? In what ways? What other ways can be conceived to be and be in the daily life of early childhood education? What other possibilities does a teacher and her daily life go through? What can children and their images do? This thesis intends to move thoughts and create questions with children and their actions. For that, it proposes an experimentation with images made by children in a municipal public school, in the city of Sorocaba, SP. Part of the narrative of a teacherresearcher, crossed by encounters, who proposes to practice a daily life with and for children, in an eventful, intense, co-ire (Gallo) movement, to go together, not standardizing or dictating their actions, but learning with them. He defends an early childhood education that experiments, explores, investigates, surfs in intensities of creation; who is open to events, who works to become; who plays in sensitive spaces. It exercises childlike protagonism and, in doing so, escapes adult-centeredness. It opens up to spaces for creation, considering the intensities of ionic time, the child's time; and those daily school chores that operate only in chronological, fractional, demarcated time. Schooled. He wants a school and education professionals who are crossed by experiences, sensitive to events; to let themselves be infected by the becoming-child (Deleuze). It brings reflections on other daily children's ways of thinking so that, from them, “viable unpublished” (Paulo Freire) are created through cracks, folds, experiencing the unpredictable, the unexpected. The bibliographic meetings (Camargo) take place between Deleuze and Guattari, Kohan, Deleuze, Schérer, Leite and Freire. Without claiming to conclude, the thesis brings a reflection to the possibilities of other daily life with, for and among children.Educação de criançasAmbiente escolarPrática de ensinoCrianças e filosofia"Entre" encontros e caminhos de uma professora-pesquisadora no cotidiano da educação infantilTese