Pinto, Rafael Ângelo BunhiSilva, Rafael Augusto MoreiraSilva, Rafael Augusto Moreira2024-09-092024-09-092024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1660https://doi.org/10.22482/dspace/261A partir dos anos 2000, percebe-se que houve, no Brasil, um aumento significativo de políticas públicas relacionadas ao acesso e à permanência de estudantes na educação superior, voltadas inclusive a segmentos específicos como indígenas, pretos, pardos, deficientes, dentre outros. Mesmo apresentando passos importantes na oferta de educação superior a estudantes historicamente excluídos dos bancos universitários, essas políticas ainda não atendem, de forma explícita, a outros segmentos ou grupos sociais considerados como minorias, como travestis e mulheres transexuais. Nesse contexto, essa pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, analisa, por meio das vivências pessoais e educacionais, a trajetória de mulheres transexuais e travestis que cursaram ensino superior, demonstrando a importância de políticas públicas para a entrada e a permanência delas na universidade, trazendo um estudo específico com recorte no município de Sorocaba/SP. A pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a compreensão da dinâmica de acesso e permanência de mulheres transexuais e travestis na universidade, além de: 1) explicitar as políticas públicas existentes para o acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior, na perspectiva histórica; 2) identificar os problemas no acesso à universidade, bem como os de permanência segundo a percepção dos estudantes transexuais e travestis; 3) avaliar os alcances dessas políticas públicas de acesso e permanência; 4) explicitar as regulamentações postas pelas instituições de ensino superior; e 5) propor o redimensionamento de políticas ou regulamentação envolvendo a inclusão das estudantes travestis e transexuais. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio: de pesquisa documental das principais políticas educacionais existentes voltadas para o acesso e a permanência na educação superior, com o recorte em mulheres transexuais e travestis; e de pesquisa de campo, esta última se utilizando de entrevistas, como instrumento de coleta de dados, realizadas com mulheres transexuais e travestis na cidade de Sorocaba/SP, que cursaram o ensino superior. A análise de conteúdo foi utilizada enquanto técnica de pesquisa para a análise das entrevistas. Os resultados da pesquisa apontam que há uma necessidade de políticas públicas educacionais específicas para mulheres transexuais e travestis, a fim as auxiliarem tanto na entrada quanto na permanência em cursos de ensino superior, tendo em vista que a população transexual ainda é muito marginalizada no país, o que gera uma dificuldade de alcançar e concluir o ensino superior.Since the 2000s, there has been a significant increase in public policies in Brazil related to access and retention of students in higher education, targeting specific groups such as indigenous people, Black, Brown, disabled individuals, among others. Despite making important strides in providing higher education to students historically excluded from university settings, these policies still do not explicitly address other segments or social groups considered minorities, such as transgender women and travestis. In this context, this research, linked to the Policies, Management, and History of Education research line within the Graduate Program in Education at the University of Sorocaba, analyzes, through personal and educational experiences, the trajectory of transgender women and travestis who have pursued higher education, demonstrating the importance of public policies for their entry and retention in university, focusing on a specific study with a focus on the municipality of Sorocaba/SP. The research aims to contribute to understanding the dynamics of access and retention for transgender women and travestis in university, as well as: 1) outline existing public policies for access and retention of students in Higher Education from a historical perspective; 2) identify access and retention challenges as perceived by transgender students; 3) evaluate the effectiveness of these public policies for access and retention; 4) detail the regulations set by higher education institutions; and 5) propose policy adjustments or regulations involving the inclusion of transgender students. Regarding the methodology, a qualitative research approach was employed, including document analysis of key educational policies related to access and retention in higher education for transgender women and travestis, as well as field research involving interviews with transgender women and travestis in the city of Sorocaba/SP who have pursued higher education. Content analysis was used as a research technique to analyze the interviews. The research findings indicate a need for specific educational public policies to support transgender women and travestis in both accessing and completing higher education, given the significant marginalization of the transgender population in the country, which poses challenges in achieving and completing higher education.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino Superior - Sorocaba (SP) - HistóriaIdentidade de gênero na educação - Sorocaba (SP)Políticas públicasEnsino superior e EstadoPolíticas públicas para o acesso e a permanência no ensino superior: uma análise sobre a trajetória de travestis e mulheres transexuais em Sorocaba/SPDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação