Silva, Míriam Cristina CarlosSilva, Míriam Cristina CarlosRaszl, Jéssica de Almeida BastidaRaszl, Jéssica de Almeida Bastida2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/689Nesta pesquisa investiga-se o samba como processo cultural e comunicacional, a partir da indagação sobre sua presença e o tratamento dado ao tema pelos jornais A Folha da Manhã e A Folha da Noite, precursores da Folha de S. Paulo. Elege-se como corpus do trabalho as menções feitas ao tema samba, pelos dois jornais, no período entre 1930 e 1935. Como objetivo geral, busca-se problematizar os elementos que caracterizam o samba como um processo cultural e comunicacional. Os objetivos específicos são: a) discutir de que maneira estes elementos culturais e comunicacionais se singularizaram no samba paulista; b) verificar se o samba paulista está presente nos jornais, nos períodos pesquisados; c) analisar o tratamento dado por esta mídia ao tema samba. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória e documental, com o levantamento do estado da questão, seguida de um histórico descritivo do samba no Brasil e em São Paulo, além da clipagem e da análise de conteúdo. Para os conceitos de comunicação e cultura, ampara-se nas ideias de Iuri Lotman, Vilém Flusser e Harry Pross. A discussão sobre o samba serve-se de Muniz Sodré, Roberto Moura, Carlos Sandroni, José Geraldo V. Moraes, Antonio Pedro Tota, entre outros. Nilson Lage auxilia na compreensão da estrutura da notícia. Conclui-se que o tema samba, nos jornais e no período analisados, surge associado à marginalidade e, depois é apropriado pelo Estado como forma popular de comunicação, além de transformar-se, pouco a pouco, em produto de mercado, cujo modelo é o carnaval do Rio de JaneiroThis dissertation investigates samba as a cultural and communicational process from the questioning about its presence and the treatment given to the subject by the newspapers Morning News (Folha da Manhã) and Evening News (Folha da Noite), forerunners Sao Paulo News (Folha de São Paulo). It has been chosen as the focus of this research the entries made to the theme samba by both newspapers in the period between 1930 and 1935. As a general objective, the aim is to discuss the elements that characterize samba as a cultural and communicational process. The specific objectives are: a) to discuss the way these cultural and communicative elements single out in the samba from the State of São Paulo; b) to verify if samba from the State of São Paulo is present in the newspapers in the surveyed periods; c) to analyze the treatment given by the media to the theme samba. As a methodology, an exploratory and documental research has been opted for by studying the state of the matter, followed by a descriptive history of samba in Brazil and in the State of São Paulo, in addition to the clipping and the analysis of content. The concepts of communication and culture is based in the ideas of Iuri Lotman, Vilém Flusser and Harry Pross. The discussion about samba uses Muniz Sodré, Roberto Moura, Carlos Sandroni, José Geraldo V. Moraes, Antonio Pedro Tota, among others. Nilson Lage assists in understanding the structure of the news. It is concluded that the theme samba appears linked to marginalization in the newspaper in the analysed period and it is gradually suitable by the State as a popular form of communication, as well as it, little by little, turns into a market product whose model is the Carnival of Rio de Janeiro.Samba - São Paulo (Estado)Carnaval - São Paulo (Estado)Comunicação e culturaO samba como processo comunicacional nos jornais Folha da Manhã e Folha da Noite, de 1930 a 1935Dissertação